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Pesquisa de qualidade de vida no trabalho com os funcionários de uma instituição financeira

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Pesquisa de qualidade de vida no trabalho com os funcionários de uma instituição financeira

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Título Pesquisa de qualidade de vida no trabalho com os funcionários de uma instituição financeira
Autor Soczek, Joice Aparecida
Orientador De Re, Cesar Augusto Tejera
Co-orientador Brunetta, Nádia
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Gestão de pessoas
Qualidade de vida no trabalho
[en] People management
[en] Quality of working life
[en] Work
Resumo Há muito tempo os indivíduos optam por trabalhar em organizações que ofereçam condições adequadas de trabalho, remuneração justa, reconhecimento e ascensão profissional e principalmente qualidade de vida no trabalho. Como o ser humano é o bem mais valioso dentro de uma organização, pois é o detentor de conhecimentos e informações, é mais do que necessário uma política de qualidade de vida no trabalho efetiva, para que as organizações bancárias possam atrair novos talentos e manter os atuais em seu quadro funcional. O estudo em questão apresenta uma pesquisa sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) realizada em uma agência de uma Instituição Financeira localizada na cidade de Araucária / PR. Tem como principal objetivo identificar e analisar os principais fatores que podem afetar a qualidade de vida no trabalho dos funcionários. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, onde os dados foram coletados através de entrevista não estruturada com 15 funcionários de 04 diferentes cargos. Os resultados foram analisados a partir da análise de conteúdo, os quais demonstraram quais são as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia dos funcionários. Em linhas gerais, os funcionários apresentam-se satisfeitos com o clima organizacional, porém verifica-se que o ambiente físico de trabalho foi considerado inadequado e precário. Verificou-se que a rotina bancária é cansativa e estressante, porém os funcionários conseguem conciliar as horas trabalhadas, bem como realizar atividades extra-banco. Ademais, os funcionários aparentam ter plena consciência do que é QVT e sugerem melhorias nos programas de bem estar oferecidos atualmente pela agência. Esta pesquisa torna-se significativa e importante por estudar o tema QVT junto aos funcionários de uma instituição financeira, onde a rotina dos funcionários exige extrema concentração, juntamente com atividades repetitivas, além de cobranças por metas e resultados.
Abstract Long ago, people choose to work in organizations that offer adequate working conditions, fair remuneration, recognition and career advancement and quality of life especially at work. As the human being is the most valuable asset within an organization, it is the holder of knowledge and information, it is more necessary than a policy of quality of work life effectively, so that banking organizations can attract and retain new talent current on its staff. This study presents a survey on the Quality of Work Life (QWL) held at a branch of a financial institution located in Araucaria / PR. Its main objective is to identify and analyze the main factors that can affect the quality of work life of employees. The methodology used was case study with a qualitative approach, where data were collected through unstructured interviews with 15 officials from 04 different positions. The results were analyzed based on content analysis, which showed what are the main difficulties encountered in the daily lives of employees. In general, employees have to be satisfied with the organizational climate, but it appears that the physical work environment was considered inadequate and precarious. It was found that routine bank is tiring and stressful, but employees can reconcile the hours worked as well as perform activities outside the bank. In addition, employees appear to be fully aware of what is QWL and suggest improvements in welfare programs currently offered by the agency. This research is significant and important to study the subject QWL with employees of a financial institution, where employees routinely requires extreme concentration, along with repetitive activities, plus charges for goals and results.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77433
Arquivos Descrição Formato
000894553.pdf (407.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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