Repositório Digital

A- A A+

Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança

.

Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança
Autor Gerlin, Geisa Carla Dantas
Orientador Callegaro-de-Menezes, Daniela
Co-orientador Petroll, Martin de La Martinière
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Fidelização
Marketing
Varejo
Resumo A proposta do presente trabalho foi auxiliar o Supermercado Mariano, pequena empresa varejista de vizinhança, localizada no município de Cornélio Procópio, norte do Paraná, a montar uma estratégia de marketing com o intuito de fidelizar seus clientes e, conseqüentemente, obter melhores resultados financeiros, aumentando seu faturamento. Para atingir o objetivo almejado, o trabalho se fundamentou em uma base teórica focada em conceitos de marketing, marketing de varejo, consumidores, satisfação e fidelização, além da realização de uma pesquisa survey junto aos clientes do supermercado. As informações coletadas serviram para verificar o nível de satisfação dos clientes ao estabelecimento, identificar os clientes fiéis e conhecer os motivos dessa fidelização, identificar os clientes não fiéis e conhecer os motivos de sua não fidelização, além de sugerir ações ao mercado para fidelizar seus clientes. Com base na análise das insformações levantadas, foram sugeridas ações a serem implementadas pelos administradores do estabelecimento, as quais visam a fidelização de clientes. Encontra-se descrita ainda, no presente trabalho, a forma metodológica utilizada para coletar, tratar e analisar os dados que foram obtidos na realização da pesquisa.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77443
Arquivos Descrição Formato
000892756.pdf (420.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.