Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Luciana Domingues dept_BR
dc.date.accessioned2013-08-30T01:47:20Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77511pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve o objetivo de desenvolver um plano de marketing para a agência do Banco Beta de Rolândia a fim de aumentar a venda de microsseguros de vida. O conceito de microsseguros de vida é recente, foi desenvolvido a partir de estudos de entidades internacionais com o intuito de segurar a vida das populações de baixa renda de todos os países do mundo. No Brasil diversas seguradoras já comercializam seguros nos moldes dos microsseguros internacionais embasadas nas normas do Conselho Nacional de Seguros Privados de instituição do microsseguro no Brasil, elas determinam apenas os valores de sinistro, de prêmio, de auxílio funeral e a idade mínima para adquirir um microsseguro de vida, porém ainda não têm força de lei, o que deixa o microsseguro sem legislação específica. No Brasil este tipo de seguro encontra um fértil público-alvo: a nova classe C, fenômeno crescente no Brasil desde meados do ano 2000. Na cidade de Rolândia, Paraná este fenômeno de crescimento também é notável e para este público especificamente é que este trabalho buscou desenvolver um plano de marketing para aumentar as vendas de microsseguro de vida na agência do Banco Beta. Dos vários tipos de plano de marketing existentes na literatura, para este trabalho foi adotado o modelo do professor doutor Fernando Bins Luce. Foram realizadas pesquisas de dados secundários sobre a concorrência e foi aplicada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa para os clientes e funcionários da agência, questionários estes necessários ao desenvolvimento do plano de marketing, pois tinham o intuito de encontrar as principais dificuldades de ambas as partes à comercialização de microsseguros na agência do Banco Beta de Rolândia. Após a coleta dos dados a análise de conteúdo, (método este que consiste em técnicas de análise das comunicações) revelou que os funcionários têm pouco conhecimento sobre este produto e sobre seu público-alvo. Constatou-se também que as dificuldades apontadas por grupos de estudo em âmbito nacional, como dificuldade de explicação dos termos de seguros a um público de baixo nível escolar, também são sentidas pelos funcionários do Banco Beta. A sugestão deste plano de marketing ao Banco Beta é um trabalho contínuo entre toda a equipe de atendimento com vistas a atingir este público que está sanando suas necessidades básicas devido ao aumento de renda e pode agora ter outros objetivos e necessidades.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlano de marketingpt_BR
dc.subjectSegurospt_BR
dc.subjectSetor bancáriopt_BR
dc.titlePlano de marketing para a venda de microsseguros de vida na agência do Banco Beta de Rolândiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coEsteves, Priscila Silvapt_BR
dc.identifier.nrb000895609pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationGestão de Negócios Financeirospt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples