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Patrocínio à Seleção Brasileira de Vôlei contribuiu para o fortalecimento da marca do Banco AB?

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Patrocínio à Seleção Brasileira de Vôlei contribuiu para o fortalecimento da marca do Banco AB?

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Título Patrocínio à Seleção Brasileira de Vôlei contribuiu para o fortalecimento da marca do Banco AB?
Autor Assis, Luiz Guilherme de
Orientador Muller Neto, Hugo Fridolino
Co-orientador Petroll, Martin de La Martinière
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Marca
Marketing esportivo
Patrocínio
Resumo O marketing de certa forma está presente em todos os momentos de nossas ações. Na comunicação pessoal, profissional e nas rotinas diárias. Tornou-se uma peça fundamental para atingir os objetivos traçados pelas empresas. O estudo tem a finalidade de analisar e entender este marketing, com foco no marketing esportivo, aprofundando mais os assuntos relacionados ao patrocínio esportivo no vôlei, particularmente o patrocínio do banco AB à Seleção Brasileira de Vôlei Indoor. O banco AB é uma das instituições financeiras que mais investe no esporte, patrocina a seleção de vôlei nacional, masculina e feminina, em todas as categorias (infanto-juvenil, juvenil e adulto). As seleções de vôlei do Brasil lideram atualmente o ranking mundial, masculino e feminino, tanto na modalidade indoor quanto na areia. Outra finalidade deste estudo é compreender melhor o interesse das empresas no patrocínio esportivo. Entender esta ferramenta que atualmente vem recebendo crescente investimento, que populariza a sua utilização para atingir suas metas estabelecidas. Que consegue mexer com sentimentos das pessoas, a adrenalina, a alegria, a conquista, a vibração e principalmente a emoção. Para a obtenção das informações necessárias, de forma a atingir o resultado esperado deste estudo foi a entrevista junto aos funcionários e clientes do banco AB e dados secundários, obtidos junto ao Relatório Anual 2010, deste banco. A entrevista foi de natureza exploratória, que tem como objetivo aproximar o pesquisador do fenômeno para que este familiarise-se com as características e peculiaridades do tema a ser explorado. A abordagem foi qualitativa que proporciona melhor visão e compreensão dos fatos. A entrevista foi constituída em profundidade com roteiro semi-estruturado, com perguntas abertas que proporcionam aos entrevistados respostas mais livres e não condicionadas a uma padronização de alternativas. Os resultados obtidos foram que a partir da parceria firmada entre o vôlei e o banco AB, o vôlei brasileiro deu um salto de qualidade, em todos os aspectos. Foi um marco na história deste esporte no Brasil. Que o marketing esportivo desenvolvido pelo banco AB, como forma de fortalecer sua marca e rejuvenescer sua clientela foi acertada. Proporciona visibilidade a sua marca no âmbito nacional e internacional. Concluiu-se então, que o investimento do banco AB no marketing esportivo é um sucesso, contribue de forma substancial nos resultados de imagem e financeiros auferidos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77619
Arquivos Descrição Formato
000896036.pdf (882.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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