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dc.contributor.advisorTen Caten, Carla Schwengberpt_BR
dc.contributor.authorSpomberg, Thiago Kotarbapt_BR
dc.date.accessioned2013-09-04T01:48:46Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77646pt_BR
dc.description.abstractAs pequenas empresas vêm ganhando destaque no contexto econômico brasileiro dado o importante papel que desempenham. Dentre estas empresas, destacam-se as pequenas empresas de base tecnológica (PEBTs), as quais são caracterizadas por focalizar a estratégia competitiva na inovação, participar ativamente das mudanças tecnológicas e atuar como fornecedores em diferentes cadeias produtivas. O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) representa o conjunto de atividades pela qual as informações sobre o mercado são transformadas em requisitos de produto. É um processo complexo e com um elevado grau de incertezas. Grande parte da literatura sobre o tema está relacionada com o contexto das grandes empresas, entretanto, uma série de particularidades torna a realidade das pequenas empresas bastante diferente. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é explorar as particularidades do PDP das PEBTs. Foi conduzido um levantamento dos fatores críticos de sucesso de PEBTs através de uma pesquisa qualitativa. Na sequência, foi realizado um mapeamento de artigos publicados em periódicos internacionais, entre os anos de 2002 e 2011, sobre a velocidade do PDP. Por fim, foi efetuado um estudo quantitativo para identificar associações entre as melhores práticas de gestão e os problemas mais frequentes encontrado no PDP destas empresas.pt_BR
dc.description.abstractSmall businesses are gaining prominence in the brazilian economic context given the important role they play. Among these firms, there are the small high technology companies, which are characterized by the competitive strategy focused on innovation, by the actively participation in technological changes and as suppliers in different production chains. The new product development (NPD) is a set of activities in which information about the market are transformed into product requirements. It is a complex process with a high degree of uncertainty. Most part of the literature on the topic is related to the large companies context, however, a variety of particularities makes the reality of small firms quite different. Therefore, the aim of this work is to explore the particularities of the NPD small high technology firms. It was conducted a survey of critical success factors through qualitative research. Further, a research mapping the articles published in international journals, between the years of 2002 and 2011, about the speed of the NPD. Finally, a quantitative study was conducted to identify associations between best management practices and most common problems found in the NPD of these companies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectNew product developmenten
dc.subjectSmall high technology firmsen
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectCritical success factorsen
dc.subjectNPD speeden
dc.subjectBest practicesen
dc.titleParticularidades do processo de desenvolvimento de produtos das pequenas empresaspt_BR
dc.title.alternativeParticularities of new product development in small enterprises en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000894291pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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