Repositório Digital

A- A A+

Sobre as regras de sinais dos números inteiros negativos

.

Sobre as regras de sinais dos números inteiros negativos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sobre as regras de sinais dos números inteiros negativos
Autor Teixeira, Jean Rodrigo Teixeira de
Orientador Doering, Luisa Rodriguez
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino : Matematica
Números inteiros
Números negativos
[en] Negative numbers
[en] Rule signals
[en] Teaching math
Resumo Este trabalho tem como objetivos aprofundar o estudo das regras de sinais dos números inteiros, tendo em vista o ensino deste conteúdo; levantar e analisar possíveis dificuldades dos alunos; e melhorar nossa prática em sala de aula. Estudamos a história e a construção formal dos números inteiros, bem como alguns aspectos epistemológicos e de ensino. Realizamos também uma prática de ensino-aprendizagem com alunos de um 7º ano de uma escola pública de Porto Alegre, baseada na ideia de os números inteiros serem uma extensão dos números naturais, e que, portanto, as propriedades básicas de comutatividade, associatividade, elemento neutro e distributividade dos números naturais, são preservadas nos números inteiros. Percebemos que algumas das dificuldades dos alunos são as mesmas dificuldades que os matemáticos do passado tiveram, enquanto esses números ainda não haviam sido legitimados, e que a prática de ensino adotada é bastante interessante, podendo também ser aplicada nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Abstract This work has the objectives of deepening the study of the rules signals integer numbers, in view of the teaching of this content; of search and analyze students possible difficulties; and of improving our practice in the classroom. We studied the history and the formal construction of the integer numbers, as well as some epistemological and teaching aspects. Was also made a practice of teaching-learning with 7th grade students of a public school in Porto Alegre, based on the idea of the integer numbers being an extension of natural numbers, and that, therefore, the basic properties of commutativity, associativity, neutral element and distributivity of natural numbers should be preserved in integer numbers. We realized that some of the students difficulties are the same that mathematicians of the past had, while those numbers had not yet been legitimized, and that the adopted practice of teaching is quite interesting, having application in the final years of elementary school and in high school.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77665
Arquivos Descrição Formato
000895763.pdf (1.110Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.