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Percepção dos funcionários de uma agência bancária sobre o programa de qualidade de vida no trabalho

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Percepção dos funcionários de uma agência bancária sobre o programa de qualidade de vida no trabalho

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Título Percepção dos funcionários de uma agência bancária sobre o programa de qualidade de vida no trabalho
Autor Queiroz, Pollyanna Santos
Orientador De Re, Cesar Augusto Tejera
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Qualidade de vida no trabalho
Trabalho bancário
Resumo Em tempos de diversidade e diferenciação, o capital humano passa a ser elemento fundamental das organizações, principalmente nas instituições financeiras bancárias. Os bancos investiram em tecnologia e reestruturaram o trabalho bancário. Atualmente, os bancários trabalham mais intensamente com sistemas de metas para a venda de produtos e serviços, com conseqüente interferência na qualidade de vida e no clima organizacional. As implicações dessa nova postura relacionam-se a diversos aspectos da vida do indivíduo, pois exigem deste um perfil arrojado e flexível em todos os sentidos. Diante dessas premissas o gerenciamento da qualidade de vida no trabalho e da cultura organizacional permeia as políticas da gestão de pessoas das instituições financeiras. O objetivo da pesquisa foi averiguar a partir da percepção dos funcionários, as ações, os desafios e expectativas do programa de qualidade de vida no trabalho tendo como referência o viés de QVT preventivo e contra-hegemônico. Como técnica para coleta de dados foram utilizados dados primários coletados a partir de entrevistas aberta realizadas na agência bancária com todos os 23 funcionários da ativa. Para análise de dados utilizou-se a abordagem de conteúdo objetivando inferir os conhecimentos a partir dos dados levantados. Em relação às ações e práticas do PQVT verificou-se que a grande maioria dos funcionários reconhece e participa das atividades propostas. Os resultados relatados acerca dos desafios e expectativas sobre o programa refletiram em linhas gerais o receio da não-efetividade e continuidade do programa, isso se deve possivelmente à avalanche de transformações ocorridas no setor bancário, que inegavelmente se configurou em novas de relações de trabalho. O PQVT tem apresentado resultados satisfatórios relacionados ao clima organizacional e à motivação e terá maiores chances de sucesso se houver o comprometimento de todos na evolução e continuidade das ações e diretrizes do programa.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77667
Arquivos Descrição Formato
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