Repositório Digital

A- A A+

Estilos de liderança do administrador de uma agência do Banco Alfa : estudo de caso

.

Estilos de liderança do administrador de uma agência do Banco Alfa : estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estilos de liderança do administrador de uma agência do Banco Alfa : estudo de caso
Autor Donega, Renata Selistre
Orientador Corsetti, Rafael Pauletti
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Liderança
Trabalho bancário
Resumo O tema liderança vem sendo amplamente discutido no meio organizacional e passou a ser uma preocupação cada vez mais presente. Sabe-se que a liderança organizacional é fator determinante e influencia a busca de resultados nas empresas. Dentro deste contexto, a presente pesquisa tem como objeto de estudo identificar os estilos de liderança do gestor geral da Agência X do Banco Alfa, localizado na região metropolitana de uma capital do Sul do país. Através da pesquisa buscou-se identificar os estilos de liderança de acordo com a visão dos funcionários da agência, as insatisfações desses funcionários em relação aos perfis de liderança apresentado pelo gestor e analisar se a troca de gestor influenciou nos resultados referentes às metas da agência. Para se alcançar o objetivo proposto, a pesquisa estruturou-se através da abordagem qualitativa, empregando-se estudo de caso. Para coleta de dados aplicou-se questionário com 33 questões para todos os funcionários e entrevista semiestruturada para os funcionários de nível gerencial. Os sujeitos desta pesquisa são todos os funcionários da agência X do Banco Alfa. Pode-se concluir que o gestor apresenta diferentes estilos de liderança com predominância de Liderança Participativa e que sua forma de liderar influencia, positivamente, no alcance dos objetivos propostos. Identificaram-se também as insatisfações dos funcionários em relação aos estilos de liderança do gestor. Este estudo é de grande importância para a área de gestão de pessoas do Banco Alfa, bem como para o gestor geral que poderá utilizá-lo para melhor administrar o capital humano de sua agência, podendo identificar e trabalhar os pontos fracos e fortes de sua gestão, objetivando maior produtividade, satisfação e motivação à equipe.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77680
Arquivos Descrição Formato
000894943.pdf (2.677Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.