Repositório Digital

A- A A+

A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda

.

A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda
Autor Schilling, Luiz Fernando
Orientador Luce, Fernando Bins
Data 2013
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Assistência à saúde
Estrategia empresarial
Mercado de baixa renda
[en] Business strategy
[en] Health insurance for low income
[en] Product market for low-income
[en] Strategy execution
Resumo No presente estudo tem-se o objetivo de analisar a efetiva implantação de um produto de Assistência à Saúde como estratégia empresarial, em suas diversas etapas de execução. A compreensão das dificuldades e dos desafios na implantação de uma estratégia empresarial é o ponto de partida desta pesquisa. Separadas conceitualmente, estratégia e execução são, em verdade, etapas de igual importância que merecem uma visão conjunta. A execução efetiva, entretanto, de uma estratégia, carrega em si uma complexidade de tarefas e uma quantidade de fatores. Também as novas demandas criadas pelo mercado de baixa renda desafiam as organizações, propiciando o lançamento de novos produtos destinados a um novo tipo de consumidor. O desafio de tornar a organização um ofertante ful-line no mercado de saúde suplementar, agregando ao seu portfólio um produto para as classes emergentes, constituiu o cenário e as proposições estratégicas que deveriam ser implementadas como importante decisão da Unimed Porto Alegre. Em relação ao método, adotou-se a pesquisa-ação, em um conceito de pleno envolvimento do pesquisador nas ações desenvolvidas. A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda abrangeu o período de 2008 a 2011. Analisaram-se as diversas etapas na implantação do produto e foram considerados os indicadores de desempenho empresarial e mercadológicos, consolidando-se a busca dos objetivos estratégicos propostos. O conjunto de evidências apresentadas consolidou o êxito na execução e nos resultados obtidos. O estudo se justifica por analisar, na prática, o desafiador conjunto de fatores no desenvolvimento de produtos para o público de baixa renda e a dedicação necessária à execução exitosa de uma estratégia empresarial.
Abstract Understanding the difficulties and challenges in the implementation of an effective business strategy is the starting point of this research. Conceptually separate, strategy and execution are in fact equally important steps that deserve a joint vision. The effective execution from a strategy carries with it a complexity of tasks and a number of factors that can frustrate even a brilliant design. Also the new demands created by the low-income market challenge organizations providing opportunities to launch new products for a new type of consumer. The challenge of making the organization a bidder ful-line health supplement on the market, adding to its portfolio a product for emerging classes constituted the scenario and strategic propositions that should be implemented as an important decision from Unimed Porto Alegre. Thus this dissertation was developed as a method of study and action research, within the concept of full involvement of the researcher in the actions developed. Strategy execution in deploying a product of health care for low-income market studies the period from 2008 to 2011. The study analyzed the different stages in product deployment. Business performance indicators and market were considered, consolidating the pursuit of strategic objectives proposed. The body of evidence presented consolidates the successful implementation and results. The study is justified by analyzing, in practice, challenging set of factors in the development of products for the low-income public and the dedication needed to run a successful business strategy.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/77737
Arquivos Descrição Formato
000897314.pdf (1.674Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.