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dc.contributor.advisorMuller, Karla Mariapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Fabiane Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:09:58Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/7773pt_BR
dc.description.abstractAo selecionar os fatos que se tornarão notícia, o jornalismo exerce um papel crucial na sociedade, determinando o que o público deve ou não saber. Assim, nesta dissertação, investiga-se o que é notícia para os jornais de referência no Brasil. Analisam-se 259 chamadas de capa dos veículos Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo, verificando-se quais os valores-notícia (news values) mais presentes e como eles aparecem. Para isso, elabora-se uma síntese dos valores citados em 13 trabalhos acadêmicos. Utilizam-se como métodos a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Conclui-se que há um núcleo básico de valores-notícia que independem da organização jornalística, pois são os mesmos nos três jornais: a atualidade, a importância (traduzida pelos subvalores das conseqüências, amplitude/impacto e intensidade/gravidade), a excepcionalidade e a proximidade, além do interesse, que sintetiza todos os outros valores.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFato jornalísticopt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectNotíciapt_BR
dc.subjectJornal impressopt_BR
dc.titleOs valores-notícia no jornalismo impresso : análise das 'características substantivas' das notícias nos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000556586pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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