Repositório Digital

A- A A+

Previdência rural e suas interações com a realidade local : impactos territoriais em São José do Norte - RS

.

Previdência rural e suas interações com a realidade local : impactos territoriais em São José do Norte - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Previdência rural e suas interações com a realidade local : impactos territoriais em São José do Norte - RS
Autor Santos, Jefferson Rodrigues dos
Orientador Fontoura, Luiz Fernando Mazzini
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Assunto Geografia agrária : Previdência social
Resumo O presente trabalho teve por objetivo avaliar as repercussões provenientes da renda previdenciária rural no contexto do espaço rural de São José do Norte. Foram investigados os efeitos econômicos e sociais sobre os idosos, suas famílias e a relação destes com a economia do município. Os efeitos espaciais das aposentadorias também foram analisados, com ênfase em sua capacidade de mobilizar a população rural em direção ao espaço urbano. Na busca de respostas às questões estabelecidas, foi adotado um método que possibilitasse a reconstituição dos fatores que interagem com a renda previdenciária. Foram abordados os determinantes tanto históricos quanto atuais, sociais, espaciais, políticos e econômicos, com o propósito de reconstituir, buscando a totalidade, a realidade local na qual incide a previdência. Considerando este quadro pré-existente, concluiu-se que, além dos impactos de caráter geral a saber, melhoria das condições de vida e moradia, redefinição do papel do idoso, dinamização da economia municipal, a previdência rural, ao interagir com fatores locais desenvolveu resultados não-esperados em que se destaca a melhoria das condições sanitárias da população rural. Do ponto de vista espacial, concluímos que ocorreram dois períodos diferenciados de impactos. No primeiro, antes da instalação das infraestruturas, parte dos beneficiários migrou para a cidade em busca de melhores condições de conforto e proximidade dos serviços de saúde. No segundo período, em função da existência destas, a população tende a permanecer no campo, considerando a melhoria das condições de conforto através da eletrificação rural e melhor acesso à área urbana proporcionado pela rodovia pavimentada.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/7784
Arquivos Descrição Formato
000556864.pdf (5.381Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.