Repositório Digital

A- A A+

Mapeamento de unidades litomorfológicas em bacias hidrográficas comprocessos de arenização, Alegrete - RS

.

Mapeamento de unidades litomorfológicas em bacias hidrográficas comprocessos de arenização, Alegrete - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mapeamento de unidades litomorfológicas em bacias hidrográficas comprocessos de arenização, Alegrete - RS
Autor De Paula, Patricia Milani
Orientador Robaina, Luis Eduardo de Souza
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Assunto Alegrete (RS)
Arenização
Geografia física
Resumo O levantamento e a análise de áreas degradadas possibilitam a obtenção de importantes informações sobre o meio físico, quando se visa o gerenciamento, a organização e a recuperação dos espaços. Os estudos, envolvendo este trabalho, desenvolveram-se nas bacias do Arroio Lajeado Grande, Arroio São João, Arroio Sanga da Divisa, Arroio Jacaquá e Arroio Itapeví, totalizando uma área com aproximadamente 172.435ha, no município de Alegrete, na região Sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, onde são importantes os processos erosivos acelerados gerando areais e voçorocas. O objetivo desta pesquisa é contribuir para o conhecimento ambiental da região através de um mapeamento litomorfológico da área, definindo-se unidades homogêneas do terreno, ou seja, que tenham comportamento semelhante frente aos processos de dinâmica superficial, além de representar cartograficamente os diferentes aspectos do meio físico. A definição das unidades utilizou-se como base teórica às técnicas de identificação de landforms utilizadas na geotécnica e as técnicas de separação em unidades da geomorfologia. Os trabalhos definiram dois grandes compartimentos: de acumulação e dissecação. O compartimento de dissecação foi dividido em três unidades e cinco sub-unidades. A caracterização efetuada em cada unidade do terreno constituiu-se, no ponto de partida para a interpretação da dinâmica atual desses processos.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/7785
Arquivos Descrição Formato
000556909.pdf (2.729Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.