Repositório Digital

A- A A+

Guias de execução na memorizaçãodo segundo movimento da Sonata nº 2 de Dmitri Shostakovich

.

Guias de execução na memorizaçãodo segundo movimento da Sonata nº 2 de Dmitri Shostakovich

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Guias de execução na memorizaçãodo segundo movimento da Sonata nº 2 de Dmitri Shostakovich
Autor Martínez Aquino, Selva Viviana
Orientador Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Análise musical
Aprendizagem musical
Execução musical
Memoria : Musica
Sonatas : Piano
[en] Deliberate practice
[en] Memorization
[en] Performance cues
Resumo O presente trabalho avaliou a aplicabilidade do modelo de guias de execução de Roger Chaffin como estratégia para a memorização do segundo movimento da sonata para piano nº 2 de Dmitri Shostakovich. Foi realizado uma autorreflexão sobre o processo de aprendizagem no qual a própria autora é o sujeito do estudo. A metodologia incluiu o registro escrito das sessões de estudo, gravações em áudio e vídeo das apresentações públicas, confecção de planilhas e gráficos da ocorrência de falhas nas apresentações assim como a elaboração de outras estratégias para memorizar trechos específicos. Os resultados demonstram que o estudo deliberado apoiado nos recursos utilizados contribuiu para a recuperação da memória na execução.
Abstract The present dissertation evaluated the applicability of Roger Chaffin´s performance cues as a strategy for the memorization of the Second Movement of Shostakovich’s Second Piano Sonata. A case study was conducted in which the author is the subject of the study. The methodology included the written record of the practice sessions, audio and video recordings of public performances, use of spreadsheets and graphs showing memory failures during public performances, as well as the development of other strategies to memorize specific passages of the chosen work. The results show that deliberate practice supported by the selected resources contributed to the memory retrieval while playing.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/77885
Arquivos Descrição Formato
000777412.pdf (12.30Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.