Repositório Digital

A- A A+

O oceano cênico de Zoé Degani : por uma cenografia plural

.

O oceano cênico de Zoé Degani : por uma cenografia plural

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O oceano cênico de Zoé Degani : por uma cenografia plural
Outro título The Scenic Ocean of Zoé Degani: for a plural set design
Autor Gianuca, Lindsay Tarouco
Orientador Nunes, Silvia Balestreri
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Assunto Cenografia
Criação artística
Degani, Zoé
Espaço cênico
Signos
[en] Creation
[en] Scenic space
[en] Set design
[en] Sign
Resumo A presente pesquisa investiga o espaço cênico, este espaço-tempo que é condição do acontecimento teatral. Delimitada a partir da análise da obra para o espaço cênico da artista-plástica e cenógrafa Zoé Degani, entre os anos de 1993 e 2012, propõe-se uma navegação conceitual sobre esta prática cenográfica. Em busca do conceito implícito marcado pela plasticidade de cada objeto/quadro destacado, investiga-se como o trabalho da artista intervém na cena teatral: compondo com os demais elementos cênicos a cada nova montagem, a partir da dramaturgia ou para supri-la do que não pode dizer; na dança: sendo outra linguagem inserida na efemeridade do feito cênico, ou ampliando as possibilidades de leitura e vivência das encenações. Para tal, o estudo apoia-se sobre as considerações de Tadeusz Kantor, Antonin Artaud e Gilles Deleuze, além de outras contribuições sobre o espaço das artes cênicas, a semiologia teatral, a qualidade autoral e os processos de criação em arte; contempla ainda depoimentos da artista pesquisada bem como de alguns de seus pares. Observa-se de que forma a qualidade plástica pode incidir em determinadas cenas, procurando entender como a manipulação do espaço cênico e dos signos visuais que o habitam pode alterar o destino de uma obra. As relações significantes e sensíveis estão ressaltadas, o foco volta-se para a cenografia das encenações a partir de uma prática que acopla vida e obra, de cenários que pluralizam as possibilidades do exercício cênico.
Abstract This research aims to investigate the scenic area, this space-time which is the condition of the theatrical event. Delimited since Zoe Degani’s practice to the scenic space, who is a fine artist and set designer, the analyses focus on the year 1993 until 2012, proposing a conceptual navigation throw this scenographic work. In search of the underlying concept marked by the plasticity of each object/frame highlighted, the investigation wants to show how the artist’s work intervenes in the theater scene: composing with other elements each new assembly, from the play-writing or to fill it of what it can’t say; in dance: being another language immersed in the ephemeral scene, or expanding the possibilities of reading and living the stage. To this end, this study is supported by considerations of Tadeusz Kantor, Antonin Artaud and Gilles Deleuze, besides other contributions about space in performing arts, theatrical semiology, quality authorial and creation processes in art; it still brings testimonials from the artist in researching as well as some of her peers. We observe how the plastic quality may incise in certain scenes, trying to understand how the manipulation of scenic space and visual signs that inhabit it can change the destiny of a work. The significant and sensitive relations are emphasized, the focus turns to the scenography of the plays since a practice that couples life and work, a scenic exercises pluralized by set designs.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/77888
Arquivos Descrição Formato
000897706.pdf (10.05Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000897706-02.pdf (248.2Kb) Anexos Adobe PDF Visualizar/abrir
000897706-03.pdf (819.2Kb) Anexos Adobe PDF Visualizar/abrir
000897706-04.pdf (1.211Mb) Anexos Adobe PDF Visualizar/abrir
000897706-05.pdf (162.2Kb) Anexos Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.