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dc.contributor.advisorMassa, Clovis Diaspt_BR
dc.contributor.authorMendonça, Renato Duartept_BR
dc.date.accessioned2013-09-10T01:46:24Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77889pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a peça Não te assusta, Zacaria!, estreada em Porto Alegre, no Theatro São Pedro, em 6 de abril de 1956, com texto e direção de Barbosa Lessa, com base no método de análise contextual. Marco de Marinis (1997) descreve esse método de análise como “uma prática exegética particular, ou seja, ler os documentos e relacioná-los com outros documentos, iluminando-os e complementando-os reciprocamente”. Em nosso caso, implica que não nos restringimos à análise do texto dramático e à discussão do texto espetacular de Não te assusta, Zacaria! – também detalhamos e analisamos os vários contextos que serviram de pano de fundo para sua criação, sejam eles sociais, econômicos, políticos, culturais ou estéticos. Para tanto valemo-nos de documentos como o roteiro dramático da peça, da pesquisa bibliográfica e em arquivos de jornais e revistas da época, e de depoimentos colhidos junto a pessoas envolvidas diretamente na produção, jornalistas que cobriram a peça, artistas ligados ao teatro àquele tempo em Porto Alegre e público que esteve na plateia de Não te assusta, Zacaria!.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims at carrying out a contextual analysis of the play Não te assusta, Zacaria!, written and directed by Barbosa Lessa and performed at the São Pedro Theater, in Porto Alegre, on April 6, 1956. Marco de Marinis (1997) describes the contextual analysis as "an exegetical practice that involves reading documents and relating them to other documents, enlightening them and complementing one another". In our case, this implies that the analysis will not be restricted to the dramatic or the spectacular text of Não te assusta, Zacaria!, but that it will take into consideration the contextual background of its creation, namely the social, economic, political, cultural or aesthetic circumstances surrounding both its playwriting and its performance. The documents analyzed include the script, newspapers and magazines clippings about the performance and testimonies given by the people directly involved in the production, journalists covering the play, actors and other artists who participated in the cultural scene of Porto Alegre at that time and spectators.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNão te assusta, Zacaria!en
dc.subjectHistória do teatropt_BR
dc.subjectAnalise teatralpt_BR
dc.subjectLessa, Barbosaen
dc.subjectAnálise contextualpt_BR
dc.subjectTheateren
dc.subjectHistoryen
dc.subjectTeatro folclóricopt_BR
dc.subjectContextual analysisen
dc.subjectTradicionalismopt_BR
dc.titleO tradicionalismo gaúcho em cena : a experiência do teatro folclórico Em não te assusta, Zacaria!pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000897708pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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