Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.date.accessioned2013-09-10T01:46:28Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77903pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho pesquisou os processos de egocentrismo e descentração na do-cência no ensino superior e suas possíveis conseqüências sobre o ensino e a aprendizagem. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética piagetiana. Procurou-se investigar a possibilidade de os professores diferenciarem o seu próprio ponto de vista dos pontos de vista dos alunos e a possibilidade de coordenarem os diferentes pontos de vista que se constituem em sala de aula. A coleta de dados baseou-se em uma metodologia qualitativa, consistindo numa adaptação do método clínico piagetiano. Realizaram-se en-trevistas com professores, observações de suas aulas e entrevistas com alunos. Os sujeitos pesquisados foram seis professores do quadro efetivo da UFRGS, de diferentes áreas de co-nhecimento, todos com mais de 10 anos de experiência docente nesta universidade. Foram encontrados três níveis do egocentrismo à descentração. O primeiro nível equivale àquele em que o professor não diferencia o ponto de vista do aluno do seu próprio ponto de vista. O segundo nível equivale àquele em que o professor diferencia os pontos de vista existentes em sala de aula, porém, não os coordena. O terceiro nível é aquele em que o professor, além de diferenciar, consegue coordenar os distintos pontos de vista que se cons-tituem em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper deals with the processes of egocentrism and decentration in high-er education and possible consequences on teaching and learning. The main theoretical ref-erential utilized was Piaget's Genetics Epistemology. In writing the paper, an investigation was conducted on the possibility of teachers differentiating between their own viewpoint and their students' and the possibility of coordinating the diverse viewpoints that come up in a classroom. The data collection was based on a qualitative methodology, which consist-ed in an adaptation of Piaget's clinic method with teacher interviews, observation of their classes and student interviews. The survey subjects were six tenured teachers from different areas of knowledge, all of them with over ten years of experience teaching at UFGRS. Three levels were identified from egocentrism to decentration. The first level con-sists in a teacher who does not distinguish the students' viewpoint from his own. The sec-ond level is the one where the teacher differentiates the viewpoints in the classroom, but he or she does not coordinate them. The third level is the one where the teacher not only dif-ferentiates viewpoints, but is also able to coordinate the various viewpoints surfacing in the classroom.en
dc.description.abstractEl presente trabajo investigó los procesos de egocentrismo y descentración en la do-cencia en la enseñanza superior y sus posibles consecuencias sobre la enseñanza y el apren-dizaje. El principal referencial teórico utilizado fue la Epistemología Genética piagetiana. Se procuró investigar la posibilidad de que los profesores diferencien su propio punto de vista de los puntos de vista de los alumnos y la posibilidad de coordinar los diferentes pun-tos de vista que se constituyen en el salón de clases. La recolección de datos se basó en una metodología cualitativa que consistió en una adaptación del método clínico piagetiano. Se realizaron entrevistas con profesores, observaciones de sus clases y entrevistas con alum-nos. Los sujetos investigados fueron seis profesores del cuadro efectivo de la UFRGS, de diferentes áreas de conocimiento, todos con más de diez años de experiencia docente en es-ta universidad. Se encontraron tres niveles del egocentrismo a la descentración. El primer nivel equivale a aquel en el cual el profesor no diferencia el punto de vista del alumno del suyo propio. El segundo nivel equivale a aquel en el cual el profesor diferencia los puntos de vis-ta existentes en el salón de clases, pero no los coordina. El tercer nivel es aquel en el cual el profesor, además de diferenciar, consigue coordinar los distintos puntos de vista que se constituyen en el salón de clases.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPonto de vista : Diferenciação : Coordenação : Professor : Ensino superiorpt_BR
dc.subjectTeaching in the higher education schoolen
dc.subjectConstruction of knowledgeen
dc.subjectEgocentrismopt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectEgocentrism and decentrationen
dc.subjectDifferentiation and coordination of viewpointsen
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectDocencia en la enseñanza superiores
dc.subjectConstrucción de conocimientoes
dc.subjectEgocentrismo y descentraciónes
dc.subjectDiferenciación y coordinación de puntos de vistaes
dc.subjectApren-dizajees
dc.titleDo egocentrismo à descentração : a docência no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeFrom egocentrism to decentration teaching in the higher education school en
dc.title.alternativeDel egocentrismo a la descentración la docencia en la enseñanza superior es
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000472247pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples