Repositório Digital

A- A A+

Segments of competition in Brazilian wineries

.

Segments of competition in Brazilian wineries

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Segments of competition in Brazilian wineries
Outro título Segmentos de competição em vinícolas do Sul do Brasil
Autor Miele, Marcelo
Coldebella, Arlei
Waquil, Paulo Dabdab
Miele, Alberto
Resumo O processo de reestruturação internacional no setor de bebidas atingiu a vitivinicultura na década de 1990, alterando o seu panorama. Característico a esse período é o aumento da pressão competitiva, com impactos significativos em regiões como a dos países membros do Mercosul. Para apoiar as estratégias empresariais e as políticas públicas, o objetivo deste estudo foi identificar os segmentos de concorrência da vitivinicultura do Rio Grande do Sul e, de forma específica, propor uma tipologia das vinícolas gaúchas com base na literatura da Organização Industrial. Utilizaram-se os dados do Cadastro Vinícola do Rio Grande do Sul os quais foram submetidos à análise estatística multivariada, integrando análises de agrupamento e de componentes principais em um conjunto de 381 observações. Os resultados apontaram para a existência de dois fatores, um relacionado à escala e diversificação e o outro à qualidade dos produtos e da matéria-prima. A partir desses fatores, foram identificados seis grupos de vinícolas que podem ser denominados de segmentos de concorrência na vitivinicultura gaúcha. O grupo 1 se caracteriza pela qualidade e especialização; o 2, pela grande escala de produção e diversificação; o 3, pelo baixo valor agregado; o 4, pela micro escala de produção; e os grupos 5 e 6, pelo baixo valor agregado, pequena escala e especialização.
Abstract The international restructuring process in the beverage sector reached the winemaking business in the 1990s, changing its panorama. Increasing competitive pressure is a characteristic of this period with significant impact in regions such as the countries belonging to the Mercosul block. To support firm strategies and public policies, the goal of this study was to identify the competition segments in winemaking in Rio Grande do Sul, the southern state of Brazil, and in a specific form to propose a typology of wineries based on the Industrial Organization literature. The data used are from the State Wineries Data Bank of Rio Grande do Sul, which were submitted to multivariate statistical analysis, integrating a cluster and principal components analysis in a group of 381 observations. The results showed the existence of two factors, one related to scale and diversification, and the other related to the quality of the products and of the raw material. From these factors, six groups of wineries were identified that can be named segments of competition in winemaking. Group 1 is characterized by quality and specialization; group 2, by a large production scale and diversification; group 3, by a low added value; group 4, by a micro production scale; and groups 5 and 6, by a low added value, small scale, and specialization.
Contido em Scientia agricola. Piracicaba. Vol. 64, n. 3 (maio/jun.2007), p. 227-234
Assunto Agronegócios
Comercialização
Escala
Vinho
[en] Agribusiness
[en] Diversification
[en] Scale
[en] Ttypology
[en] Wine
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/77906
Arquivos Descrição Formato
000639636.pdf (190.7Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.