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A comunicação integrada na pequena empresa familiar

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A comunicação integrada na pequena empresa familiar

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Título A comunicação integrada na pequena empresa familiar
Autor Ribeiro, Priscilla Andrade
Orientador Liedke, Enoi Dago
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Comunicação integrada
Pequena empresa
[en] Familiar structure
[en] Integrated communication
[en] Small company
Resumo O presente trabalho apresenta definições, exemplos, conceitos e a importância da comunicação integrada dentro das organizações. O estudo busca analisar as estratégias comunicacionais que são implantadas dentro das pequenas organizações e se elas desenvolvem o processo integrado proposto por Kunsch: comunicação interna, administrativa e mercadológica. O objetivo é discutir primeiramente, a importância do profissional de comunicação dentro das pequenas organizações, aonde em geral, existe uma negação em priorizar a implantação de um setor específico e qualificado, que dará o suporte às áreas administrativas e comerciais. Paralelamente, a utilização da comunicação integrada como estratégia, estabelecendo uma rede de canais entre os públicos auxiliando no relacionamento interno, fluxo de informações e na distribuição (estratégica) dos produtos no mercado. O estudo baseia-se na abordagem de conceitos e na metodologia de estudos de casos com entrevista estruturada aplicada em três organizações com estrutura pequena e familiar. O estudo busca também reforçar que o papel do Relações Públicas é fundamental em qualquer tipo de organização pois suas estratégias buscam desenvolver diferenciais e canais de comunicação com os públicos. Nesse sentido sua incorporação aos papéis de liderança, mesmo em estruturas pequenas e familiares, acarretará benefícios e maior competitividade dentro do cenário atual.
Abstract The current paper presents definitions, examples, concepts and the importance of integrated communication inside organizations. This research aims to analyze the communication strategies which are implanted inside small organizations and if they develop the integrated process proposed by Kunsch: internal, administrative and marketing communications. The aim is to discuss primarily the importance of the communication professional inside small organizations, where generally, there is a denial in prioritize the implementation of a specific and qualified sector which will give support to the commercial and administrative areas. At the same time, the use of integrated communication as strategy establishes a channel net among the public, helping the intern relationship, the information flow and the strategic distribution of marketing products. This study is based on the approach of concepts and in the studies methodologies of cases with structured interviews applied in three organizations with small and familiar structure. The study also searches to reinforce the role of the Public Relation as fundamental in any type of organization, since his or her strategies searches to develop differentials and communication channels with the organization public. Accordingly, this incorporation to the leader roles, even in small and familiar structures, will lead to benefits and a bigger competitive edge inside the current scenario.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77985
Arquivos Descrição Formato
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