Repositório Digital

A- A A+

As relações familiares na presença do uso abusivo de substâncias psicoativas em adolescentes : um estudo bibliográfico

.

As relações familiares na presença do uso abusivo de substâncias psicoativas em adolescentes : um estudo bibliográfico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As relações familiares na presença do uso abusivo de substâncias psicoativas em adolescentes : um estudo bibliográfico
Autor Ferreira, Fernanda Veloso Fracasso
Orientador Rainone, Francilene Nunes
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação em Saúde Mental Coletiva.
Assunto Saúde coletiva
Resumo Esta revisão bibliográfica se trata de uma investigação na literatura científica sobre as relações familiares na presença do uso abusivo de substâncias psicoativas em adolescentes. Realizou-se uma revisão de estudos bibliográficos referentes aos seguintes delimitadores: família, adolescência, consumo de substâncias psicoativas e tipos de tratamentos. O presente estudo abrange o período de 2000 a 2012, com buscas nas bases de dados Scielo, Medline, BVS-Psi, PePSIC e em livros, consultados em bibliotecas ou adquiridos em livrarias e via internet. Por meio deste estudo, observou-se, muitas vezes, que: a indefinição dos papéis familiares, a dificuldade em estabelecer regras e limites, a dificuldade de expressar afeto e de possibilitar o desenvolvimento da autonomia e independência do adolescente são fatores que contribuem fortemente para o consumo de substância psicoativa na adolescência.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/78006
Arquivos Descrição Formato
000898239.pdf (206.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.