Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso
dc.contributor.advisor | Salgado, Tania Denise Miskinis | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, André Abreu | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-09-14T01:46:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/78032 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste em analisar uma forma alternativa para desenvolver o tema eletroquímica, por meio de Estudo de Casos, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Porto Alegre. A eletroquímica foi abordada por meio da resolução de cinco casos. Cada caso tratava de um assunto diferente envolvendo o tema proposto e os alunos deveriam resolvê-lo por meio de pesquisa bibliográfica, internet e através de seus conhecimentos em Química a respeito do assunto, que havia sido desenvolvido, anteriormente à atividade. Para avaliação dos estudantes, além da própria resolução dos casos, foram também considerados aspectos como: participação, contribuição para a produção do trabalho e interesse. Além disso, foi observada a existência e utilização de habilidades como análise, capacidade de argumentação e tomada de decisões por parte dos alunos, entre outras, e não somente a memorização dos conteúdos, visto que tais características são consideradas fundamentais para o desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula e, da mesma forma, contribuem significativamente para a formação do cidadão e do futuro profissional. Para isso, foram utilizados instrumentos escritos e também impressões registradas, pelo professor, no diário de classe. Com base nesses dados, foi avaliada a contribuição do método para o ensino de eletroquímica. Nesse contexto, pôde-se observar que os estudantes se sentiram estimulados diante dessa proposta de trabalho. Tal característica se mostrou determinante para a resolução dos casos, sobretudo pelo envolvimento dos alunos, que diante dessa nova forma de se trabalhar puderam demonstrar e utilizar algumas habilidades importantes que contribuem para a sua formação como cidadão crítico e como profissional. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de quimica | pt_BR |
dc.subject | Eletroquímica | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.title | Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000896657 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Química (579)