Repositório Digital

A- A A+

Avaliação das condições ideais de crescimento para Streptomyces sp. : visando o potencial antimicrobiano

.

Avaliação das condições ideais de crescimento para Streptomyces sp. : visando o potencial antimicrobiano

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação das condições ideais de crescimento para Streptomyces sp. : visando o potencial antimicrobiano
Autor Borba, Marcela Proença
Orientador Van der Sand, Sueli Terezinha
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Assunto Atividade antimicrobiana
Streptomyces
Resumo O presente trabalho avalia a atividade antimicrobiana de um isolado de Streptomyces 8S contra cepas de Enterococcus sp. e Staphylococcus sp. de origem clínica multirresistentes a antimicrobianos, visando a obtenção de condições otimizadas para a maior produção do composto antimicrobiano presente no isolado. Os ensaios de otimização da produção do composto foram realizados em cultura submersa, buscando a produção do extrato bruto e alternando diferentes fontes de carbono (sacarose ou amido), temperatura (30oC a 55oC, variando 5oC) e pH (5,0 a 10,0) do meio de cultivo. A atividade antimicrobiana do extrato foi avaliada através da técnica de difusão em poço. O isolado 8S apresentou maior atividade antimicrobiana frente as bactérias teste quando crescido com sacarose com fonte de carbono a uma temperatura de 30oC. No que se refere ao pH do meio de cultivo, observou-se que quando ocorreu o tamponamento para manutenção do pH determinado, o isolado apresentou maior atividade em pH 8,0. Sem a utilização de tampões no meio de cultivo, nenhum resultado foi superior àquele obtido com o tamponamento. Os resultados obtidos sugerem a produção de um composto com uma ótima atividade contra bactérias Gram-positivas multirresistentes e de grande importância nas infecções nosocomiais.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78076
Arquivos Descrição Formato
000897660.pdf (948.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.