Repositório Digital

A- A A+

Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior

.

Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior
Autor Bueno, Mariana Krüger
Orientador Guerra, Teresinha
Co-orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Assunto Desenvolvimento sustentável
Ensino superior
[en] Education for sustainability
[en] Higher education
[en] Sustainable development
Resumo Globalmente, a sociedade situa-se em uma realidade de mudanças climáticas, desigualdades sociais e sistemas econômicos frágeis, há uma necessidade crescente de inserção do desenvolvimento sustentável, assim o papel especial dos nossos sistemas educacionais no sentido de facilitar, vislumbrar e liderar a mudança para a sustentabilidade tem sido o foco de atenção renovada. O presente trabalho teve como foco diagnosticar e avaliar a inserção transdisciplinar da Educação para a Sustentabilidade nos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através de um questionário desenvolvido com base na literatura da inserção da Sustentabilidade na Educação Superior, onde foi possível identificar as barreiras que ainda impedem o desenvolvimento sustentável de permear o ambiente acadêmico e propor, através de pesquisa teórica, alternativas para a superação destes obstáculos a fim de tornar presente a Sustentabilidade nos âmbitos de ensino, pesquisa e operações de campus, o que requer, essencialmente, uma mudança no sistema de valores da Instituição.
Abstract Globally, society is situated in a reality of climate change, social inequalities and fragile economic systems, there is a growing need for integrating sustainable development, so the special role of our educational systems to facilitate, envision and lead change for sustainability has been the focus of renewed attention. This paper focuses on diagnosing and evaluating transdisciplinary integration of Education for Sustainability in undergraduate curricula of the Federal University of Rio Grande do Sul through a questionnaire developed based on the literature of the insertion of Sustainability in Higher Education, where it was possible to identify barriers that still impede sustainable development of permeating the academic environment and propose, through theoretical research, alternatives to overcome these obstacles in order to make this Sustainability present in the areas of teaching, research and campus operations, which requires essentially , a change in the value system of the institution.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78077
Arquivos Descrição Formato
000897663.pdf (1.764Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.