Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVerrastro Viñas, Laurapt_BR
dc.contributor.authorLuchese, Mariana Scalonpt_BR
dc.date.accessioned2013-09-17T01:46:13Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78078pt_BR
dc.description.abstractA educação básica, composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, é a única etapa obrigatória do ensino no Brasil. Foram lançados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, a fim de construir referências nacionais comuns ao processo educativo, sem desrespeitar as diferentes regiões, culturas e políticas do país. Segundo esses, as Ciências Naturais são divididas em eixos temáticos: Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade e Terra e Universo. No sétimo ano, o eixo Vida e Ambiente abrange os conteúdos relacionados aos seres vivos, o que inclui o ensino dos anfíbios e répteis. Com o intuito de delinear quais as noções e percepções de estudantes e professores de ciências acerca da herpetofauna, foi realizada uma pesquisa baseada em um questionário estruturado contendo questões abertas e fechadas. No questionário, buscou-se contemplar temas relacionados à classificação, biologia, importância, valores e mitos sobre anfíbios e répteis. A pesquisa foi realizada com 34 alunos de oitavas séries e quatro professores de ciências de três escolas estaduais de Bento Gonçalves, sendo duas localizadas na zona rural e uma na zona urbana do município. Após a coleta dos dados, os mesmos foram tabelados em planilhas e analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados obtidos indicam que ainda persiste, dentre os estudantes e os docentes, uma mentalidade antropocêntrica, que apenas valoriza as espécies de acordo com a função que desempenham em prol do homem, tais como o controle de pragas e o uso na medicina. Além do mais, observou-se que cobras, lagartos, jacarés e anfíbios são vistos de maneira muito negativa, despertando medo e nojo, enquanto que tartarugas são percebidas de maneira positiva.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectHerpetologiapt_BR
dc.titleA herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.identifier.nrb000897665pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples