Repositório Digital

A- A A+

Debates sobre filmes infantis em sala de aula : uma ferramenta contra a posse de animais silvestres

.

Debates sobre filmes infantis em sala de aula : uma ferramenta contra a posse de animais silvestres

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Debates sobre filmes infantis em sala de aula : uma ferramenta contra a posse de animais silvestres
Autor Pinheiro, Paula Fabiana
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Assunto Animais silvestres
Desenho animado
[en] Animal possession
[en] Anthropocentrism
[en] Children’s movies
Resumo Os filmes infantis podem ser considerados importantes recursos didáticos. Alguns apresentam uma visão Antropocêntrica, que se revela também através da posse de animais. Os filmes "Procurando Nemo" e "Rio" foram escolhidos para as análises que tiveram como objetivos: verificar as percepções das crianças acerca dos filmes infantis voltados a posse de animais e avaliar a necessidade de incorporá-los em debates em sala de aula. Foram elaborados questionários sobre o tema, aplicados com três turmas de 5º ano, abrangendo escola pública e privada. As 61 crianças que responderam os questionários possuem distintas motivações para desejarem os animais. Há distinções entre o protagonista do filme "Rio", Blu, e as aves, porém não entre Nemo e os peixes. Os alunos se identificam com alguns personagens humanos dependendo de suas condutas em relação aos animais. Os filmes abordados neste trabalho provocam diferentes sentimentos nas crianças; com temáticas complexas, merecem ser debatidos em sala de aula.
Abstract Children’s movies may be consider an important didactic resource. Some movies present an anthropocentric view revealed by the possession of animals as pets. The movies “Rio” and “Finding Nemo” were chosen to this analysis because fit the goals: verify child’s perceptions about children’s movies involving animal possession and to evaluate the need to include this movies in discussions made in school. 61 students who responded the survey have distinct motivations to want animals as pets. They acknowledge similarities between the movie's protagonist "Rio", Blu, and other birds, but not between Nemo and other fishes. Students identified themselves with some human characters depending on their behavior towards animals. The movies discussed in this study generate different feelings in children and complex thematics such as this one deserve to be discussed in classroom.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78079
Arquivos Descrição Formato
000897667.pdf (790.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.