Repositório Digital

A- A A+

Professor mediador : gerando interesse no aprendizado de Botânica em estudantes do Ensino Médio

.

Professor mediador : gerando interesse no aprendizado de Botânica em estudantes do Ensino Médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Professor mediador : gerando interesse no aprendizado de Botânica em estudantes do Ensino Médio
Autor Bopp, Thales Rodrigo
Orientador Junqueira, Heloisa
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Botânica
Didática
Ensino médio
Resumo O ensino de Biologia pode ser desenvolvido e realizado de diversas maneiras, variando de acordo com os conteúdos escolares programados para cada etapa de ensino, os materiais didáticos e/ou instrucionais disponíveis na instituição de ensino, os recursos ou equipamentos à disposição dos professores e, até mesmo, as características pessoais de cada professor, cada turma e a maneira como interagem entre si. O presente trabalho tem como objetivo específico investigar quais metodologias de ensino têm sido utilizadas por professores de Biologia de seis escolas das redes pública e privada da Zona Sul de Porto Alegre, ao desenvolverem os conteúdos de Botânica em turmas de nível médio, identificar quais abordagens têm sido capazes de despertar um maior interesse nessa temática por parte dos alunos e, destas, quais têm evidenciado, na opinião dos professores, aprendizagens mais significativas nos estudantes. Além disso, perguntou-se aos professores qual a sua opinião acerca da utilização do Livro Didático para o desenvolvimento dos conteúdos de Botânica com alunos do Ensino Médio. A metodologia da pesquisa insere-se no campo da pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário de perguntas abertas como a técnica da coleta de dados. Selecionaram-se três escolas públicas e três privadas, totalizando 13 questionários respondidos. A análise das respostas amparou-se nos princípios da técnica chamada análise de conteúdo, estabelecendo-se relações entre os dados obtidos e os referenciais teóricos escolhidos. Evidenciou-se que a maioria dos professores realiza aula prática como uma abordagem didática no ensino de Botânica, além de abordagens teóricas que priorizam os aspectos morfológicos, fisiológicos e taxonômicos. Aprendizagens significativas foram mencionadas prioritariamente para assuntos relacionados ao cotidiano, alimentação e saúde humana, bem como àquelas que enfatizam os aspectos evolutivos. Em relação ao uso do Livro Didático, a maioria dos professores considerou que ele traz abordagens restritas, sendo necessário recorrer a mais de uma fonte no planejamento de ensino, além da utilização de abordagens didáticas complementares.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78082
Arquivos Descrição Formato
000897682.pdf (1.007Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.