Repositório Digital

A- A A+

Revista Bravo! desenho, design e desígnios na perspectiva dos estudos da cultura visual

.

Revista Bravo! desenho, design e desígnios na perspectiva dos estudos da cultura visual

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Revista Bravo! desenho, design e desígnios na perspectiva dos estudos da cultura visual
Autor Abreu, Bento Fagundes de
Orientador Cunha, Susana Rangel Vieira da
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Brasil
Cultura visual
Identidade cultural
Periódicos
[en] Bravo! magazine
[en] Education
[en] Publishing design
[en] Visual culture
[en] Visual pedagogies
Resumo Esta dissertação aborda a narrativa visual gráfica da revista Bravo! na perspectiva dos Estudos da Cultura Visual. Considera a maneira como estão articuladas as linguagens verbo-visuais no planejamento gráfico da revista, como ela se relaciona com seu público leitor nas diversas instâncias da sua atuação na vida cotidiana e as diferentes maneiras como é vista e percebida tanto no seu contexto de comercialização quanto no universo educacional. Através da análise de seis capas, reflete como a articulação dos elementos visuais constroem conceitos de identidades culturais e como estes se referem à cultura brasileira. Neste contexto, o autor formula diversos questionamentos em relação ao universo da revista, como, por exemplo: Que papel elas representam nos meios de informação? De que maneira os suportes digitais se relacionam e influenciam o design visual das revistas? Como os periódicos estão inseridos no cenário urbano contemporâneo? E, ainda, de que maneira as narrativas do design gráfico contemporâneo estão articuladas e produzem pedagogias do ver? Esta pesquisa se utiliza também das imagens para compor o seu conteúdo, no sentido de que elas auxiliam a construir esta narrativa.
Abstract This study discusses the design and visual narrative of the Bravo! magazine according to the conceptual framework of Visual Culture Studies. It focuses on how verbal and visual languages articulate in its graphic design, how design relates to its readership in the different instances of their daily activities, and how it is seen and perceived in commercial and educational contexts. The analysis of six magazine covers shows how the articulation of visual elements builds concepts of cultural identity and how they relate to Brazilian culture. Several questions are raised and discussed: What role do magazines play in media? How do digital supports relate to and affect the visual design of magazines? How are magazines inserted into contemporary urban scenarios? Finally, how do contemporary graphic design narratives articulate and produce forms of teaching how to see? Magazine pictures that support the construction of this narrative are also used to develop this study.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/78124
Arquivos Descrição Formato
000683719.pdf (16.54Mb) Texto parcial Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.