Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Susana Rangel Vieira dapt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Bento Fagundes dept_BR
dc.date.accessioned2013-09-18T01:45:56Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78124pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação aborda a narrativa visual gráfica da revista Bravo! na perspectiva dos Estudos da Cultura Visual. Considera a maneira como estão articuladas as linguagens verbo-visuais no planejamento gráfico da revista, como ela se relaciona com seu público leitor nas diversas instâncias da sua atuação na vida cotidiana e as diferentes maneiras como é vista e percebida tanto no seu contexto de comercialização quanto no universo educacional. Através da análise de seis capas, reflete como a articulação dos elementos visuais constroem conceitos de identidades culturais e como estes se referem à cultura brasileira. Neste contexto, o autor formula diversos questionamentos em relação ao universo da revista, como, por exemplo: Que papel elas representam nos meios de informação? De que maneira os suportes digitais se relacionam e influenciam o design visual das revistas? Como os periódicos estão inseridos no cenário urbano contemporâneo? E, ainda, de que maneira as narrativas do design gráfico contemporâneo estão articuladas e produzem pedagogias do ver? Esta pesquisa se utiliza também das imagens para compor o seu conteúdo, no sentido de que elas auxiliam a construir esta narrativa.pt_BR
dc.description.abstractThis study discusses the design and visual narrative of the Bravo! magazine according to the conceptual framework of Visual Culture Studies. It focuses on how verbal and visual languages articulate in its graphic design, how design relates to its readership in the different instances of their daily activities, and how it is seen and perceived in commercial and educational contexts. The analysis of six magazine covers shows how the articulation of visual elements builds concepts of cultural identity and how they relate to Brazilian culture. Several questions are raised and discussed: What role do magazines play in media? How do digital supports relate to and affect the visual design of magazines? How are magazines inserted into contemporary urban scenarios? Finally, how do contemporary graphic design narratives articulate and produce forms of teaching how to see? Magazine pictures that support the construction of this narrative are also used to develop this study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBravo! magazineen
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectPublishing designen
dc.subjectPeriódicospt_BR
dc.subjectVisual cultureen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectVisual pedagogiesen
dc.titleRevista Bravo! desenho, design e desígnios na perspectiva dos estudos da cultura visualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000683719pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples