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Os centros de documentação e memória criados por empresas privadas no Brasil das décadas de 1990 e 2000 e o caso Gerdau : a construção de patrimônio, memórias e identidades

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Os centros de documentação e memória criados por empresas privadas no Brasil das décadas de 1990 e 2000 e o caso Gerdau : a construção de patrimônio, memórias e identidades

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Título Os centros de documentação e memória criados por empresas privadas no Brasil das décadas de 1990 e 2000 e o caso Gerdau : a construção de patrimônio, memórias e identidades
Autor Ott, Fernanda
Orientador Kerber, Alessander Mario
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Assunto Centro de documentação
Empresas privadas
Grupo Gerdau.
Historiografia
Identidade
Memória cultural
Memória institucional
Patrimônio cultural
[en] Documentation center
[en] Historical-cultural patrimony
[en] Identity
[en] Memory
Resumo A proposta da presente dissertação é analisar as ativações patrimoniais realizadas por empresas privadas brasileiras nas décadas de 1990 e 2000, focando o caso do Grupo Gerdau, no intuito de compreender as memórias e as identidades que tais práticas pretenderam construir. A década de 1990 caracterizou-se por um aumento do interesse e investimento em patrimônio histórico e cultural tanto no Brasil como em vários outros países do mundo, fenômeno nomeado por François Hartog como “patrimonialização galopante dos anos noventa”. Esse aumento não se manifesta apenas no âmbito público do Estado – o principal investidor em patrimônio desde o século XIX – mas, especialmente, entre movimentos sociais e empresas privadas, as quais são enfocadas nesta pesquisa. Foram selecionadas as principais empresas privadas do Brasil que fizeram grandes investimentos desta natureza, constituindo centros de documentação e memória, além de investirem em museus, exposições, publicações de livros, folhetos ou site na internet, entre outros meios de registro, e exibição de uma determinada versão sobre seu passado, enfatizando o caso Centro de Documentação e Memória Gerdau, considerado exemplar neste processo. Os registros acerca da constituição de centros de documentação e memória e as publicações geradas por estes centros são as principais fontes desta pesquisa. Os conceitos de representação, identidade, memória e patrimônio norteiam as análises realizadas.
Abstract The purpose of this research is to analyze the actions towards Cultural and Historical Heritage executed by private companies during the years of 1990 and 2000 in Brazil. More specifically, this study focused at Grupo Gerdau Enterprise in order to understand the memories and identities that its actions intended to create. The 1990s was a decade characterized by the increasing interest and investment in cultural and historical patrimony in Brazil as in many others countries in the world, creating a phenomenon called by François Hartog as “galloping patrimonialization of the 90’s”. This phenomenon is not only manifested in the public ambit of the state – the main investor in patrimony since the XIX century – but especially between social movements and private companies, which are the target of this research. Were selected the main private companies of Brazil which made significant investments, building documental and memory centers and investing in museums, exhibitions, book publishing, leaflets, website and so on, all depicting a particular version of the institutions’ past, emphasizing the case of Grupo Gerdau Documentation and Memory Center, considered as an example in this process. This research draws upon a selection of sources, such as records from the formation of documentation and memory centers and also written material published by these centers. The main concepts which guide this study are representation, identity, memory and cultural heritage.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/78140
Arquivos Descrição Formato
000895712.pdf (5.650Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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