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A percepção dos enófilos brasileiros em relação aos sistemas de certificação de vinhos finos

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A percepção dos enófilos brasileiros em relação aos sistemas de certificação de vinhos finos

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Título A percepção dos enófilos brasileiros em relação aos sistemas de certificação de vinhos finos
Autor Marcon, Cassandra
Orientador Revillion, Jean Philippe Palma
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Agronomia. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Assunto Certificação
Qualidade
Vinho
[en] Certification systems
[en] Food quality
[en] Quality dimensions
[en] Wines
Resumo O gerenciamento produtivo através da implementação de sistemas de certificação pode trazer melhorias significativas do desempenho organizacional. Neste estudo é apresentada uma revisão bibliográfica sobre o conceito de qualidade em alimentos, bem como são abordadas as particularidades de alguns sistemas de certificação de alimentos. O comportamento do consumidor de alimentos e atributos relacionados à percepção de qualidade em vinhos também faz parte da literatura pesquisada. Como método, realizou-se uma survey entre consumidores participantes de confrarias brasileiras de vinhos buscando avaliar a percepção atribuída por estes consumidores aos sistemas de certificação ISO 22000, APPCC, ISO 14001, produção orgânica e indicação geográfica para vinhos finos. Como resultado da análise de dados constata-se que a valorização aos sistemas de certificação abordados não se dá de forma igualitária, sendo a indicação geográfica de origem o sistema de certificação mais valorizado e mais conhecido para os consumidores confrades brasileiros, sobressaindo-se dos demais sistemas de certificação abordados.
Abstract Productive management through certification systems implementation may bring significant organizational performance improvements. This study is going to present a literature review based on the concept of food quality as well as the particularities of some food certification systems. Food consumer behavior and attributes regarding perception of quality in wines is also part of the studied literature. As a work method, a survey among consumers that participate in Brazilian fraternities of wines was carried out in order to evaluate the perception these consumers give to ISO 22000, HACCP and ISO 14000 certification systems, organic production and geographical indications for quality wines. A result of the data analysis reveals that the valuation certification systems do not get addressed equally, with the geographical indication of origin certification system more valued and better known to Brazilian consumer of wines of fraternities, standing out from the others certification systems addressed.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/78190
Arquivos Descrição Formato
000898503.pdf (512.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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