Repositório Digital

A- A A+

Levantamento das principais manifestações patológicas em edificações residenciais de uma construtora de Porto Alegre

.

Levantamento das principais manifestações patológicas em edificações residenciais de uma construtora de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Levantamento das principais manifestações patológicas em edificações residenciais de uma construtora de Porto Alegre
Autor Rodrigues, Aretusa Carvalho
Orientador Masuero, Angela Borges
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo A falta de procedimentos adequados e de um eficaz sistema de controle de qualidade nas edificações está intimamente ligada ao surgimento de manifestações patológicas nos edifícios. Por isso, salienta-se que as edificações devem atender às exigências de qualidade e durabilidade dos usuários, tendo desempenho satisfatório dentro de determinadas condições. Sendo assim, este trabalho versa sobre a análise das principais manifestações patológicas observadas em edifícios residenciais, de alto padrão, de uma construtora situada na cidade de Porto Alegre. A partir da análise dessas manifestações, que são obtidas junto ao setor de Assistência Técnica da empresa, através de relatórios mensais, são feitas observações para que se identifiquem as causas desses problemas, a fim de propor soluções para que se minimize ou, até mesmo, se evite o surgimento dessas ocorrências. De acordo com as análises, os principais problemas encontrados nas edificações foram no item das esquadrias, com um percentual de 31%, seguido pelas instalações hidráulicas (21%) e instalações elétricas, com um percentual de 14%. Se forem considerados somente os dois primeiros itens, esquadrias e instalações hidráulicas, obtêm-se mais de 50% das reclamações feitas por usuários da construtora em questão.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78205
Arquivos Descrição Formato
000896540.pdf (2.358Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.