Repositório Digital

A- A A+

Manutenção predial : verificação de indicadores de performance como instrumento de avaliação de empresa terceirizada

.

Manutenção predial : verificação de indicadores de performance como instrumento de avaliação de empresa terceirizada

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Manutenção predial : verificação de indicadores de performance como instrumento de avaliação de empresa terceirizada
Autor Cardoso, Marcelo Ribeiro
Orientador Bonin, Luis Carlos
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Em virtude do aquecimento do setor da construção civil, o tema manutenção predial vem crescendo e ganhando destaque cada vez mais no cenário nacional. A visão que se se tinha anteriormente de que manutenção era sinônimo de custo, hoje é diferente, ou seja, a manutenção predial já está sendo considerada como um investimento necessário para garantir a funcionalidade e a confiabilidade em suas instalações. Seguindo esta tendência se pode destacar a evolução do setor de serviços e a terceirização dos mesmos na área de manutenção predial. Mas para que os resultados de fato estejam no nível esperado, há a necessidade de implantação de sistema de manutenção, ordenado, com processos bem definidos, fluxo de informações bem alinhadas, e multiplicadas entre todos os envolvidos no processo. Também há a necessidade de uma forte atuação no controle das atividades, portanto, de planejá-las de forma que se minimize o impacto na operação durante a execução, o que nem sempre é possível, pois em alguns casos a necessidade de reparo pode ser considerada bastante complexa, ocorrendo muitas dificuldades. Tais intervenções exigem rápidas tomadas de decisão, evitando expor a operação ao risco. Considerando este contexto, o objetivo deste trabalho é verificar a eficácia do indicador de performance adotado por uma empresa privada do ramo de telecomunicações, como ferramenta de avaliação e controle das atividades de manutenção predial realizadas pela empresa terceirizada contratada para este fim. Por questões operacionais, convencionalmente foi adotado somente dois tipos de classificação em relação a manutenção: a preventiva e a corretiva, mas isso não significa que as demais classificações não foram consideradas. Como sugestão, os parâmetros utilizados pelo software deverão ser revisados de maneira que sejam incluídos todos os tipos de classificação. Após a apuração dos resultados foi verificado que a atuação da empresa de manutenção foi considerada satisfatória. Apesar do índice de satisfação estar dentro dos limites estabelecidos em contrato, não foi possível afirmar com certeza que a atuação da empresa é eficaz, pois os critérios utilizados não são suficientemente claros para esta afirmação. Por fim sugerimos a inclusão de um número maior de indicadores como melhoria do processo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78220
Arquivos Descrição Formato
000896882.pdf (1.448Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.