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Ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto Salgado Filho : análise de custos de soluções alternativas para o projeto aprovado pela INFRAERO

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Ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto Salgado Filho : análise de custos de soluções alternativas para o projeto aprovado pela INFRAERO

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Título Ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto Salgado Filho : análise de custos de soluções alternativas para o projeto aprovado pela INFRAERO
Autor Santos, Daniela Fernandes
Orientador Nunez, Washington Peres
Co-orientador Graeff, Ângela Gaio
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Neste trabalho faz-se um estudo comparativo entre a estrutura com placas de concreto de cimento Portland, com armadura distribuída para controlar o trincamento por retração e os pavimentos dimensionados: de concreto sem armadura, continuamente armado e estruturalmente armado. O pavimento com armadura distribuída foi o escolhido pela Infraero para ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto Salgado Filho. Três estruturas alternativas de pavimentos rígidos foram dimensionadas para o estudo comparativo: o pavimento de concreto sem armadura, continuamente armado e estruturalmente armado. Dessa forma, foram calculadas e comparados quais as diferenças de custos de construção inicial, sem a avaliação de demais custos indiretos e de manutenção, entre as estruturas analisadas. O dimensionamento das novas estruturas foi realizado de acordo com as normas da Federal Aviation Administration e, para o cálculo dos custos, utilizou-se da tabela SICRO 2 do DNIT (DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA E TRANSPORTE, 2012). Conclui-se que, apesar do custo inicial do projeto aprovado pela Infraero ser um pouco superior a algumas das estruturas desenvolvidas, a escolha se justifica tendo em vista que a redução no número de juntas no projeto original terá como resultado menor custo de manutenção e, também, um menor tempo de interdição de posições de estacionamento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78227
Arquivos Descrição Formato
000896689.pdf (2.049Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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