Ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto Salgado Filho : análise de custos de soluções alternativas para o projeto aprovado pela INFRAERO
dc.contributor.advisor | Nunez, Washington Peres | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Daniela Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T01:47:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/78227 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho faz-se um estudo comparativo entre a estrutura com placas de concreto de cimento Portland, com armadura distribuída para controlar o trincamento por retração e os pavimentos dimensionados: de concreto sem armadura, continuamente armado e estruturalmente armado. O pavimento com armadura distribuída foi o escolhido pela Infraero para ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto Salgado Filho. Três estruturas alternativas de pavimentos rígidos foram dimensionadas para o estudo comparativo: o pavimento de concreto sem armadura, continuamente armado e estruturalmente armado. Dessa forma, foram calculadas e comparados quais as diferenças de custos de construção inicial, sem a avaliação de demais custos indiretos e de manutenção, entre as estruturas analisadas. O dimensionamento das novas estruturas foi realizado de acordo com as normas da Federal Aviation Administration e, para o cálculo dos custos, utilizou-se da tabela SICRO 2 do DNIT (DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA E TRANSPORTE, 2012). Conclui-se que, apesar do custo inicial do projeto aprovado pela Infraero ser um pouco superior a algumas das estruturas desenvolvidas, a escolha se justifica tendo em vista que a redução no número de juntas no projeto original terá como resultado menor custo de manutenção e, também, um menor tempo de interdição de posições de estacionamento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto Salgado Filho : análise de custos de soluções alternativas para o projeto aprovado pela INFRAERO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Graeff, Ângela Gaio | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000896689 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5670)