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Ponte sobre o Arroio Dilúvio/Porto Alegre/RS : projeto de estrutura em arco com tabuleiro inferior

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Ponte sobre o Arroio Dilúvio/Porto Alegre/RS : projeto de estrutura em arco com tabuleiro inferior

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Título Ponte sobre o Arroio Dilúvio/Porto Alegre/RS : projeto de estrutura em arco com tabuleiro inferior
Autor Alvorcem, Guilherme de Moura
Orientador Schwingel, Rubem Clecio
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Este trabalho versa sobre o projeto de uma ponte em arco com tabuleiro inferior usando parâmetros normativos e, como exemplo, sobre o Arroio Dilúvio de Porto Alegre, RS, com as suas respectivas condições de contorno. Trata-se de uma ponte executada com elementos préfabricados em concreto armado e protendido, exceto as fundações, os encontros e determinados elementos de ligação que são moldados in loco. A partir da revisão da literatura, que aborda os procedimentos para o dimensionamento, conceitos, valores e fórmulas que devem ser adotados, escolheu-se o sistema estrutural da ponte. Essa concepção se deve ao local onde a ponte será inserida, no Arroio Dilúvio, visto que seu terreno não tem uma capacidade de suporte elevada. Iniciou-se o cálculo com dimensões pré-estipuladas com base na experiencia e nas demais pontes existentes. Assim, pode-se calcular os carregamentos permanentes e variáveis que atuam na estrutura, tanto no içamento das peças pré-fabricadas, quanto nas sua situação final. Após foram calculou-se os esforços em cada uma das peça que compõe a ponte seguido do dimensionamento, tanto da protensão, quanto das armaduras necessárias para a execução da mesma. No arco, cabe ressaltar que, foi feita também a verificação à flambagem, que, muitas das vezes, é a situação crítica. É importante lembrar que neste trabalho analisou-se apenas este tipo de modelo estrutural. Após a conclusão do cálculo global, foi realizado o processo de detalhamento estrutural da superestrutura e da mesoestrutura, e assim, detalhando as ligações dos elementos. Por último, foram feitas conclusões da concepção estrutural e das dimensões das peças adodatas, tentando assim observar em que se poderia melhorar o desempenho da estrutura. Como este trabalho baseiase em conhecimento já existente, isto é, não foi testada nenhuma nova teoria sobre o assunto, a pesquisa bibliográfica foi de fundamental importância para a resolução de todas as etapas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78234
Arquivos Descrição Formato
000896746.pdf (2.443Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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