Repositório Digital

A- A A+

Sistemas de distribuição : proposta de solução de redução do volume de devoluções em uma distribuidora de bebidas

.

Sistemas de distribuição : proposta de solução de redução do volume de devoluções em uma distribuidora de bebidas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sistemas de distribuição : proposta de solução de redução do volume de devoluções em uma distribuidora de bebidas
Autor Magno, Letícia Camargo Barroso
Orientador Michel, Fernando Dutra
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Com o aumento da competitividade, empresas buscam se diferenciar como forma de atrair mais clientes e reduzir os custos. A excelência do nível de serviço é um dos principais indicadores para atrair e manter a fidelidade dos clientes. A logística tem um papel essencial para atingir a excelência nesse indicador, entregando o que foi solicitado, no momento e local corretos. Este trabalho tem como objetivo a proposição de solução para redução do volume de devoluções de mercadorias em uma distribuidora de bebidas situada na grande Porto Alegre. A partir da revisão bibliográfica referente a processos logísticos de distribuição, contextualiza a logística, bem como a logística reversa. Ainda dentro da revisão da literatura, descreve o processo de distribuição no geral e especificamente do mercado de bebidas dando ênfase a gestão do transporte do mesmo. Realiza uma estratificação dos tipos de decisões que podem ser tomadas na gestão do transporte a fim de caracterizar possíveis pontos de atenção para o realizar o objetivo do trabalho. No desenvolvimento do trabalho, apresenta-se a empresa objeto do estudo de caso e descreve-se a distribuição de bebidas na mesma. É mostrado que dentro das decisões operacionais existem três indicadores importantes, devolução, jornada de trabalho e aderência ao tracking. Foi analisado os dados da empresa, mostrando que um dos maiores problemas na devolução era a falta de tempo para realizar as entregas, focando assim na roteirização das rotas. Observou-se a falta de calibração do sistema com as variáveis externas e propôs como sugestão de melhoria um plano de ação para que os dados retirados do campo a partir da ferramenta do tracking alimente o sistema de roteirização.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78238
Arquivos Descrição Formato
000896801.pdf (1.704Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.