Repositório Digital

A- A A+

Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis

.

Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis
Autor Nonnenmacher, Renata Favretto
Orientador Callegaro-de-Menezes, Daniela
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Consumidor : Comportamento
Inovações tecnológicas
Marketing : Tecnologia : Estrategia
Smartphone
[en] Consumer behavior
[en] Mobile application
[en] Mobile devices
Resumo Esse trabalho se propõe a realizar um estudo sobre o comportamento de usuários de aplicativos móveis. O mercado de tecnologias está em ascensão e, dentro dele, destacam-se os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que estão se popularizando no Brasil. Tais dispositivos oferecem várias utilidades. Entre elas, os aplicativos móveis que servem para facilitar o desempenho de diversas atividades de seus usuários. O uso dessa ferramenta nos dispositivos móveis é cada vez maior, de forma que o estudo sobre o comportamento do consumidor de aplicativos se faz necessário para compreender o motivo deles serem usados, a frequência e o modo que eles são consumidos, seus diferentes tipos, a disposição de compra e as variações de comportamento entre seus usuários. Dessa maneira, foi realizado um estudo exploratório através de entrevistas qualitativas com estudantes de três diferentes áreas acadêmicas (Administração, Comunicação Social e Tecnologia da Informação). Para cada área, sete estudantes foram entrevistados totalizando vinte e uma análises. Nos resultados, como ponto em comum, as pessoas pesquisadas consideram que os seus aplicativos ideais devem ser rápidos, práticos, úteis, possuir um visual atraente e, de preferência, serem baratos ou gratuitos. Também foram constatadas diferenças de comportamento entre os grupos estudados.
Abstract The purpose of this study is to analyze the behavior of mobile device users. The technology market is ascending and within it mobile devices, as Smartphones and tablets, bring attention to their rapid increase of popularity in Brazil. These mobile devices offer a wide range of applicability. As an example we could mention the ones which aim to facilitate the performance of users daily tasks. Once the use of these tools is booming, the demand of a research about customer behavior regarding mobile application is evident and necessary to understand the motives why and how users chose the apps they will access and/or purchase. This study considers the frequency and the mode the mobile applications are used, the variation among consumers and their willingness to pay for it. Thus, this research produced an exploratory with qualitative series of interviews with students from three different academic fields (Business, Social Science and Information Technology). For each area, seven students were interviewed with a total of twenty one interviews. The results show a prevailing interest over interviewees which considers the ideal app must be fast, useful, visually attractive and preferably, low cost or free. The analysis has also shown different behavior among the groups.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78327
Arquivos Descrição Formato
000891977.pdf (1.243Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.