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dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorNonnenmacher, Renata Favrettopt_BR
dc.date.accessioned2013-09-25T02:22:16Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78327pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho se propõe a realizar um estudo sobre o comportamento de usuários de aplicativos móveis. O mercado de tecnologias está em ascensão e, dentro dele, destacam-se os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que estão se popularizando no Brasil. Tais dispositivos oferecem várias utilidades. Entre elas, os aplicativos móveis que servem para facilitar o desempenho de diversas atividades de seus usuários. O uso dessa ferramenta nos dispositivos móveis é cada vez maior, de forma que o estudo sobre o comportamento do consumidor de aplicativos se faz necessário para compreender o motivo deles serem usados, a frequência e o modo que eles são consumidos, seus diferentes tipos, a disposição de compra e as variações de comportamento entre seus usuários. Dessa maneira, foi realizado um estudo exploratório através de entrevistas qualitativas com estudantes de três diferentes áreas acadêmicas (Administração, Comunicação Social e Tecnologia da Informação). Para cada área, sete estudantes foram entrevistados totalizando vinte e uma análises. Nos resultados, como ponto em comum, as pessoas pesquisadas consideram que os seus aplicativos ideais devem ser rápidos, práticos, úteis, possuir um visual atraente e, de preferência, serem baratos ou gratuitos. Também foram constatadas diferenças de comportamento entre os grupos estudados.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze the behavior of mobile device users. The technology market is ascending and within it mobile devices, as Smartphones and tablets, bring attention to their rapid increase of popularity in Brazil. These mobile devices offer a wide range of applicability. As an example we could mention the ones which aim to facilitate the performance of users daily tasks. Once the use of these tools is booming, the demand of a research about customer behavior regarding mobile application is evident and necessary to understand the motives why and how users chose the apps they will access and/or purchase. This study considers the frequency and the mode the mobile applications are used, the variation among consumers and their willingness to pay for it. Thus, this research produced an exploratory with qualitative series of interviews with students from three different academic fields (Business, Social Science and Information Technology). For each area, seven students were interviewed with a total of twenty one interviews. The results show a prevailing interest over interviewees which considers the ideal app must be fast, useful, visually attractive and preferably, low cost or free. The analysis has also shown different behavior among the groups.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectConsumidor : Comportamentopt_BR
dc.subjectMobile applicationen
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectMobile devicesen
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectMarketing : Tecnologia : Estrategiapt_BR
dc.titleEstudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000891977pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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