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A influência do merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas

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A influência do merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas

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Título A influência do merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas
Autor Estanieski, Roger Souza
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Decisão de compra
Merchandising
Ponto de venda
[en] Merchandising
[en] Retail
[en] Selling point
[en] Soft drinks
Resumo O presente estudo visa constatar a influência das técnicas de merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre marketing, merchandising, tipos de pontos de venda do varejo e temas relacionados. Posteriormente, foram entrevistados profissionais com experiência no negócio de bebidas, proprietários de bares ou restaurantes e funcionários de mercados para que fossem colhidos depoimentos acerca das técnicas e materiais de merchandising de refrigerantes por eles empregados. Os pontos de venda estudados nas entrevistas foram eleitos por serem os mais usuais tipos de estabelecimentos varejistas no negócio de refrigerantes. Com isso, puderam ser traçados comparativos a respeito das técnicas de merchandising utilizadas nesses locais e a importância que estas possuem para a venda dos produtos. Além disso, tendo em vista a panorama atual do merchandising de refrigerantes constatado nas entrevistas, as novas tecnologias e demandas dos proprietários ou funcionários dos estabelecimentos estudados, foram apontadas sugestões para a evolução das técnicas de merchandising de refrigerantes nos pontos de vendas.
Abstract The present study aims to testify the influence of the merchandising techniques in the selling points of a beverage company. To achieve this goal, a bibliographical research about marketing, merchandising, types of retail selling points and related contents was performed. Subsequently, professionals with experience in the beverage business, bar or restaurant owners and market workers were interviewed in order to gather testimonials about merchandising techniques and materials employed by them. The selling points studied were elected due to the fact that they were the most usual types of retail establishments in the soft drinks business. These gathered information made possible to trace comparisons about the merchandising techniques executed in those places and the importance that these techniques have on the sales of a product. Besides, due to the current picture of the soft drinks merchandising verified according to the interviews, the new technologies and the demands of the owners or workers of the studied establishments, suggestions aiming the improvement of the soft drinks merchandising in the selling points were made.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78329
Arquivos Descrição Formato
000892005.pdf (1.212Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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