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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorEstanieski, Roger Souzapt_BR
dc.date.accessioned2013-09-25T02:22:16Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78329pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo visa constatar a influência das técnicas de merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre marketing, merchandising, tipos de pontos de venda do varejo e temas relacionados. Posteriormente, foram entrevistados profissionais com experiência no negócio de bebidas, proprietários de bares ou restaurantes e funcionários de mercados para que fossem colhidos depoimentos acerca das técnicas e materiais de merchandising de refrigerantes por eles empregados. Os pontos de venda estudados nas entrevistas foram eleitos por serem os mais usuais tipos de estabelecimentos varejistas no negócio de refrigerantes. Com isso, puderam ser traçados comparativos a respeito das técnicas de merchandising utilizadas nesses locais e a importância que estas possuem para a venda dos produtos. Além disso, tendo em vista a panorama atual do merchandising de refrigerantes constatado nas entrevistas, as novas tecnologias e demandas dos proprietários ou funcionários dos estabelecimentos estudados, foram apontadas sugestões para a evolução das técnicas de merchandising de refrigerantes nos pontos de vendas.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to testify the influence of the merchandising techniques in the selling points of a beverage company. To achieve this goal, a bibliographical research about marketing, merchandising, types of retail selling points and related contents was performed. Subsequently, professionals with experience in the beverage business, bar or restaurant owners and market workers were interviewed in order to gather testimonials about merchandising techniques and materials employed by them. The selling points studied were elected due to the fact that they were the most usual types of retail establishments in the soft drinks business. These gathered information made possible to trace comparisons about the merchandising techniques executed in those places and the importance that these techniques have on the sales of a product. Besides, due to the current picture of the soft drinks merchandising verified according to the interviews, the new technologies and the demands of the owners or workers of the studied establishments, suggestions aiming the improvement of the soft drinks merchandising in the selling points were made.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMerchandisingen
dc.subjectMerchandisingpt_BR
dc.subjectSoft drinksen
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectRetailen
dc.subjectPonto de vendapt_BR
dc.subjectSelling pointen
dc.titleA influência do merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000892005pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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