Repositório Digital

A- A A+

Avaliação da eficácia das ferramentas de comunicação interna em uma agência bancária do Banrisul

.

Avaliação da eficácia das ferramentas de comunicação interna em uma agência bancária do Banrisul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação da eficácia das ferramentas de comunicação interna em uma agência bancária do Banrisul
Autor Zinn, Vanise Cristine
Orientador Scheffer, Angela Beatriz Busato
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comunicação interna : Empresa
Endomarketing
Gestão da informação
Motivação : Empregado
[en] Endomarketing
[en] Information
[en] Internal communication
[en] Motivation
Resumo Num ambiente onde não há muita alternativa para diferenciação de portfólio de produtos e serviços, como nas instituições bancárias, a empresa que quer se destacar e promover a satisfação dos clientes deve priorizar o bom atendimento. Este, por sua vez, ocorre quando a empresa possui funcionários motivados, informados e engajados com os objetivos e metas da empresa. Bons programas de comunicação e campanhas de marketing interno, endomarketing, são capazes de atingir todos os funcionários, de linha de frente ou não, e fazer com que todos priorizem o cliente na realização de seu trabalho. Partindo desta premissa, este trabalho realizou um estudo com os funcionários de uma agência do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, fazendo um levantamento de como eles avaliam as ferramentas de comunicação interna e endomarketing do banco. Com as análises, pode-se verificar que as opiniões destoam fortemente entre os diferentes setores do grupo estudado. De uma maneira ampla, os colaboradores apreciam os canais de comunicação existentes, entretanto acreditam ser insuficientes pelo grande número de informações e atualizações necessárias.
Abstract In an environment where there is not much alternative to differentiation portfolio of products and services such as banking institutions, the company that wants to stand out and promote customer satisfaction should prioritize the proper care. This, in turn, occurs when a company has employees motivated, informed and engaged with the objectives and goals of the company. Good communication programs and internal marketing campaigns, internal marketing, are able to reach all employees, frontline or not, and make everyone prioritize the client in performing their work. From this premise, this paper conducted a study with employees of an agency of the State Bank of Rio Grande do Sul, doing a survey of what they think about the tools of internal communication and internal marketing of the bank. With the analysis, it can be seen that opinions clash strongly among the different sectors of the group studied. In general, employees appreciate the communication channels, however they think are insufficient for the large number of necessary information and updates.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78335
Arquivos Descrição Formato
000892097.pdf (845.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.