Repositório Digital

A- A A+

Crédito massificado x microcrédito : a estratégia dos bancos para conquistar novos mercados

.

Crédito massificado x microcrédito : a estratégia dos bancos para conquistar novos mercados

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Crédito massificado x microcrédito : a estratégia dos bancos para conquistar novos mercados
Autor Maioli, Roney Afonso
Orientador Hillbrecht, Ronald Otto
Data 2005
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Análise de risco
Crédito
Mercado financeiro
Microcrédito
Teoria da informação assimétrica
Resumo Esta dissertação tem como objetivo analisar a realidade atual do crédito de varejo, identificando a recente opção das grandes redes bancárias brasileiras em expandi-lo de forma maciça. O exame desta realidade, permeada no universo da microfinança, suas causas, efeitos e facilitadores, permite um entendimento acerca das especificidades deste comportamento dos bancos que, após o Plano Real, voltaram-se agressivamente para o aumento do número de clientes e expansão do crédito. Busca-se contextualizar, inicialmente, a abordagem teórica da intermediação financeira, enfatizando o papel dos intermediários financeiros, a importância dos custos de transação e as ferramentas para resolução dos problemas de seleção adversa e risco moral característicos da informação assimétrica. Além disso, o processo de administração do risco de crédito, e os mecanismos para controlar tal risco, adquirem importância ímpar para o desenvolvimento dos aspectos de microfinanças e massificação de crédito abordados. Para tanto, necessitou-se adentrar no universo do microcrédito buscando compreender essa realidade: seus princípios e objetivos, sua tipologia e principais experiências; e, confrontando-a com aquela concernente ao crédito massificado, verificar o sustentáculo mercadológico e como são resolvidos os problemas de informação assimétrica. Concluiu-se que, se ambos, de alguma forma, são direcionados a segmentos de baixa renda, micro e pequenas empresas, o setor informal e os assalariados, seus objetivos são bastante diversos. O microcrédito enfoca claramente o crédito produtivo e, através dele, busca meios de combater a miséria e a pobreza. O crédito massificado, assim chamado o movimento das grandes instituições bancárias de varejo na ampla disseminação das operações de crédito ao consumidor, apresenta interesses que não se limitam ao crédito produtivo, mas expandem-se nas operações de crédito de consumo. Por fim encontraram-se justificativas mercadológicas adequadas e respostas eficazes aos problemas de informação assimétrica característicos de cada uma das estratégias.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/7835
Arquivos Descrição Formato
000558078.pdf (499.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.