Repositório Digital

A- A A+

Utilização de e-books por alunos do curso de Medicina da UFCSPA

.

Utilização de e-books por alunos do curso de Medicina da UFCSPA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Utilização de e-books por alunos do curso de Medicina da UFCSPA
Autor Sousa, Aline Trierweiler de
Orientador Vanz, Samile Andrea de Souza
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca universitária
Livro eletrônico
[en] Accessmedicine
[en] E-book
[en] Electronic book
[en] Medical library
[en] University library
Resumo Apresenta estudo acerca do uso de e-books da base de dados AccessMedicine, do grupo editorial McGraw-Hill, pelos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Emprega abordagem quantitativa, utiliza amostra de 60 estudantes e questionário como instrumento de coleta de dados. Apresenta índice de utilização desses recursos, especialmente da AccessMedicine; expõe semelhanças nas taxas de uso de livros e artigos eletrônicos; comprova que há preferência pelo suporte impresso; evidencia que a ausência de leitores móveis não impede o uso dos e-books, apresenta os principais obstáculos informacionais citados pelos alunos de Medicina da UFCSPA. Conclui que os livros são fontes de informação imprescindíveis para o ensino da Medicina e que suas versões eletrônicas são bem aceitas pelos alunos desse curso na UFCSPA. Comprova que a AccessMedicine, de um modo geral, tem sido fonte de informação relevante para os estudantes da UFCSPA.
Abstract Presents study on the use of e-books from the database AccessMedicine, the publishing group McGraw-Hill, by students of Medicine, Federal University of Health Sciences of Porto Alegre (UFCSPA). Employs a quantitative approach uses sample of 60 students and a questionnaire as an instrument for data collection. Displays index using these resources, especially AccessMedicine; exposes similarities in rates of use of electronic books and articles; proves that there is a preference for hard copy; evidence that the absence of mobile readers does not prevent the use of e-books, presents main obstacles informational cited by medical students UFCSPA. Concludes that books are essential sources of information for the teaching of medicine and that their electronic versions are well accepted by the students in this course UFCSPA. AccessMedicine proves that, in general, has been a source of relevant information for students UFCSPA.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78362
Arquivos Descrição Formato
000898369.pdf (1.523Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.