Repositório Digital

A- A A+

Competência informacional e educação de usuário: um estudo com crianças da creche Francesca Zacaro Faraco, UFRGS

.

Competência informacional e educação de usuário: um estudo com crianças da creche Francesca Zacaro Faraco, UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Competência informacional e educação de usuário: um estudo com crianças da creche Francesca Zacaro Faraco, UFRGS
Autor Machado, Zilmar da Silva
Orientador Ferreira, Gloria Isabel Sattamini
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
Competência informacional
Educação de usuário
[en] Informational skills
[en] Information literacy
[en] School library
[en] User education
Resumo A pesquisa apresenta a análise do desenvolvimento de habilidades informacionais das crianças do Jardim B da creche Francesca Zacaro Faraco / UFRGS, para isso utilizou às propostas do programa de atividades para aquisição de habilidades informacionais de Kuhlthau para a fase l, 1ª etapa, crianças de quatro a seis anos. Destaca a importância da biblioteca escolar como espaço pedagógico. Descreve o termo competência informacional. Expõe o programa de atividades para o desenvolvimento das habilidades informacionais de Carol Kuhlthau. Verifica a satisfação das crianças do Jardim B quanto às atividades praticadas pela biblioteca. Lista as atividades de educação de usuários desenvolvidas pela creche. Analisa o conceito de biblioteca por parte das crianças. Relaciona as habilidades adquiridas pelas crianças do Jardim B com as descritas pelo programa de Kuhlthau para a faixa etária. Sugere atividades de educação de usuários para auxiliar na aquisição de habilidades informacionais nas crianças da creche. Apresenta os resultados alcançados coletados através das observações e do grupo focal analisados qualitativamente. Conclui que as crianças do Jardim B, mesmo em idade pré-escolar possuem habilidades informacionais para a etapa observada estando preparadas para adquirir as habilidades das próximas fases.
Abstract The research presents an analysis of the development of information literacy Children's Garden B daycare Francesca Zacaro Faraco / UFRGS, for this we used the proposed program of activities for the acquisition of information literacy of Kuhlthau for phase l, 1st stage, children four and six years. Stands the importance of the school library as a pedagogical space. Describes the term information literacy. Exposes the program of activities for the development of information literacy Carol Kuhlthau. Verifies the fulfillment of children's Garden B regarding the activities performed by the library. List education activities undertaken by users of daycare. Analyzes the concept of library by children. Lists the skills acquired by children from the Garden B with those described by Kuhlthau program for the age group. Suggests education activities of users to assist in the acquisition of information literacy in the children's nursery. Presents the findings collected through observations and focus group analyzed qualitatively. Concludes that children's Garden B, even at preschool age have information literacy to step observed being prepared to acquire the skills of the next phases.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78373
Arquivos Descrição Formato
000899353.pdf (657.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.