Repositório Digital

A- A A+

Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias : estudo de caso na Biblioteca Central da UFRGS

.

Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias : estudo de caso na Biblioteca Central da UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias : estudo de caso na Biblioteca Central da UFRGS
Autor Malacarne, Fernanda Campos Ashidachi
Orientador Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca universitária
Gestão do conhecimento
[en] Case study
[en] Central library
[en] Knowledge management
[en] University libraries
Resumo Apresenta estudo sobre a Gestão do Conhecimento desenvolvida no contexto de bibliotecas universitárias, utilizando como objeto de estudo a Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Verifica se a biblioteca desenvolve a sua gestão estratégica voltada à Gestão do Conhecimento, os processos da Gestão do Conhecimento, além de elementos que proporcionem o suporte organizacional necessário aos processos da Gestão do Conhecimento. Compara os dados obtidos da Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com os resultados do mesmo diagnóstico aplicado na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina em estudo de Castro (2005). Adota como metodologia o estudo de caso, e como instrumento de coleta de dados o diagnóstico de Gestão do Conhecimento em bibliotecas universitárias desenvolvido por Castro (2005). Constatou que mesmo sem possuir a Gestão do Conhecimento implantada formalmente, a biblioteca possui diversas iniciativas já consolidadas, facilitando o início de um projeto de Gestão do Conhecimento.
Abstract Presents study on Knowledge Management developed in the context of university libraries, using as study object the Central Library of the University of Rio Grande do Sul. Verifies that the library develops its strategic management focused on Knowledge Management, management processes knowledge, as well as elements that provide the support necessary organizational processes of Knowledge Management. Compares the data obtained from the Central Library of University of Rio Grande do Sul with the results of the same diagnostic applied at the Central Library study at University of Santa Catarina by Castro (2005). Adopts a case study methodology, and as an instrument of data collection the diagnosis of Knowledge Management in academic libraries developed by Castro (2005). Verified that even without owning Knowledge Management formally implemented, the library has several initiatives already established, facilitating the beginning of a project of Knowledge Management.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78376
Arquivos Descrição Formato
000898708.pdf (1.206Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.