Repositório Digital

A- A A+

Jogo lúdico : como elemento de socialização da criança

.

Jogo lúdico : como elemento de socialização da criança

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Jogo lúdico : como elemento de socialização da criança
Autor Drehmer, Vanessa Lagemann
Orientador Klohn, Sara Copetti
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Assunto Crianças
Design de embalagens
Design de produto
Identidade visual
Jogos
[en] Children socialization
[en] Fun
[en] Game design
[en] Physical game
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Design Visual da Universidade Federal do Rio Grande do Sul consiste na criação de um jogo lúdico para crianças de 4 a 7 anos e, posteriormente, de sua identidade visual e de sua embalagem. O trabalho busca criar um jogo físico que contribua, de maneira divertida, para a socialização infantil, mostrando, assim, a contribuição que o design pode ter na vida da criança. A primeira etapa deste trabalho (TCC 1) consiste na apresentação do projeto de pesquisa; na pesquisa bibliográfica sobre os jogos, sobre o desenvolvimento infantil e sobre conceitos de design; na pesquisa de campo através de entrevistas e observações de crianças e, por fim, na definição das especificações de projeto, pesquisa e análise de similares e definição das diretrizes de projeto. A segunda etapa do trabalho (TCC 2) consiste na criação de alternativas para o problema com base nas definições do TCC 1; no desenvolvimento do jogo, de sua identidade visual e embalagem; no detalhamento dos mesmos; na criação do manual de instruções e na execução e experimentação do modelo final.
Abstract This Course Graduation Project in Visual Design, Federal University of Rio Grande do Sul, proposes to create a playful game for 4 to 7 years old children and, then, its visual identity and its packaging. The project aims to design a physical game that contributes, in a funny way, to children socialization, showing the influence that design can have in children‟s life. The first part of this project consists of the presentation of the research project; the research about the games, about the child development and about design principles; the infield research through interviews and observations of children and, finally, the definition of design specifications, analysis of other games and definition of design guidelines. The second part of the project consists of the creation of alternatives to the problem based on the definitions of the first stage; the development of the game, its visual identity and packaging; game trial; technical design and model execution.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78413
Arquivos Descrição Formato
000899067.pdf (11.31Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.