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Avaliação da qualidade dos registros de enfermagem acerca das orientações a pacientes submetidos à artroplastia de quadril em hospital universitário durante processo de acreditação hospitalar

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Avaliação da qualidade dos registros de enfermagem acerca das orientações a pacientes submetidos à artroplastia de quadril em hospital universitário durante processo de acreditação hospitalar

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Título Avaliação da qualidade dos registros de enfermagem acerca das orientações a pacientes submetidos à artroplastia de quadril em hospital universitário durante processo de acreditação hospitalar
Autor Silveira, Laiana Lauser
Orientador Almeida, Miriam de Abreu
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Artroplastia de quadril
Educação em saúde
Registros de enfermagem
Resumo Introdução: A educação em saúde aos pacientes submetidos à artroplastia de quadril é fundamental, pois muitas mudanças nas atividades de vida diária são necessárias após o procedimento. Entretanto, é preciso que os enfermeiros, além de educar, registrem suas ações. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre implantou o Plano de Educação de Pacientes e Familiares (PEPF), que propõe a realização de ações educativas para pacientes e suas famílias. No último ano foram feitas capacitações aos enfermeiros sobre este plano e sobre o adequado preenchimento dos Registros de Enfermagem (RE), constando o plano de educação desenvolvido e a compreensão do paciente. Objetivos: Avaliar os REs acerca das orientações para artroplastia de quadril. Verificar se o RE está presente e se o seu conteúdo está de acordo com o PEPF. Associar a presença dos REs com o tempo de internação e o acompanhamento pré-operatório no ambulatório de enfermagem. Métodos: Estudo exploratório descritivo transversal, de abordagem quantitativa. A amostra constou-se de 112 prontuários de pacientes que foram submetidos à artroplastia de quadril, no período de dezembro de 2012 a maio de 2013. Os dados foram coletados a partir dos registros de enfermagem sobre as orientações fornecidas aos pacientes citados anteriormente. A análise foi realizada através de estatística descritiva, teste Qui-Quadrado (com valores de significância iguais a p > 0,05), teste de Mann-Whitney e coeficiente de correlação de Spearman. Resultados: O Registro de Enfermagem sobre as orientações fornecidas esteve presente em 60 (53%) prontuários. Quanto ao PEPF, nenhum prontuário teve o registro do plano individual desenvolvido pelo enfermeiro e em apenas três (2,7%) deles constaram a compreensão do paciente. Das orientações registradas, as mais frequentes foram: cuidados pós-operatórios em 36 (32,1%), mobilização em 22 (19,6%) e saída do leito em 21 (18,8%). A relação entre o tempo de permanência e o número de registros foi significativa (p 0,002), entretanto com baixo índice de correlação (ԉ 0,216). A associação entre os pacientes sem vínculo no ambulatório de enfermagem e a presença dos REs não foi significativa (p 0,117). O tempo médio de permanência dos pacientes foi de 9,88 dias (± 9,21). A associação da duração da internação com pacientes que possuíam três ou mais comorbidades foi significativa (p 0,015). Dos pacientes incluídos, 21 (18,7%) deles apresentaram algum tipo de complicação pós-operatória. Conclusões: O RE esteve presente em cerca da metade dos prontuários analisados, entretanto não estavam de acordo com o PEPF. A associação entre a presença do RE e o vínculo no ambulatório não foi significativa, porém a presença do RE e o tempo de permanência prolongado teve associação positiva. Os enfermeiros estão engajados no registro das ações educativas. A instituição deve aprimorar suas capacitações e ferramentas, a fim de conscientizar os demais enfermeiros e facilitar o processo de trabalho.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78423
Arquivos Descrição Formato
000898997.pdf (755.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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