Repositório Digital

A- A A+

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa

.

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa
Autor Fochi, Matheus Thomas
Orientador Reis, Roberta Alvarenga
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Especialização em Saúde Pública.
Assunto Educação em saúde
Medicalização
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Resumo O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade está envolto em uma cultura biologicista, emergida de uma sociedade que busca respostas biológicas a comportamentos socialmente indesejados. Tal cultura resulta em uma grande demanda de encaminhamentos de crianças para profissionais da saúde com queixas relacionadas à desatenção, alteração de comportamento, agitação, hiperatividade e dificuldade na aprendizagem. Com o objetivo de construir uma proposta informativo-educativa, com uma linguagem acessível, a partir de dados disponíveis na literatura e redes sociais, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Foram identificados e analisados o total de 13 artigos científicos, 02 dissertações de mestrado, 01 teses de doutorado, 01 trabalho de conclusão de especialização, 03 blogs, 06 vídeos, 08 reportagens e 06 sites. Com base no material pesquisado foi construída uma revisão de bibliografia a cerca do tema, subdivido em categorias específicas relacionadas aos ambientes em que a criança e o adolescente estão inseridos, como a escola e a família e por fim a medicalização utilizada nesses casos. Como resultado desse estudo foi possível então encontrar dicas, sugestões, ações pedagógicas como complemento ao tratamento médico e psicológico do TDAH. O material destina-se a pais, responsáveis e educadores que estão em fila de espera para atendimento psicológico de crianças com suspeita ou diagnóstico de TDAH. No intuito de orientar e informar na forma de lidar com essas crianças e/ou adolescentes.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/78453
Arquivos Descrição Formato
000899758.pdf (679.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.