Repositório Digital

A- A A+

Planejamento de melhorias em lojas virtuais para comércio eletrônico na Internet sob a ótica do cliente

.

Planejamento de melhorias em lojas virtuais para comércio eletrônico na Internet sob a ótica do cliente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Planejamento de melhorias em lojas virtuais para comércio eletrônico na Internet sob a ótica do cliente
Autor Basso, Marcos Luis
Orientador Ten Caten, Carla Schwengber
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Comércio eletrônico
Desdobramento da função qualidade
Pesquisa de mercado
[en] Electronic commerce
[en] Internet
[en] Market research
[en] Quality function deployment
Resumo Este trabalho tem por objetivo o planejamento de melhorias em lojas virtuais de comércio eletrônico na Internet usando como ferramentas a pesquisa de mercado e o Desdobramento da Função Qualidade (QFD), baseado no modelo conceitual de Ribeiro et al. (2001) adaptado para serviços. A pesquisa de mercado visa identificar os itens da qualidade demandada pelos clientes, enquanto o emprego do QFD visa desdobrar os itens priorizados em características de qualidade para o planejamento de melhorias da loja virtual, a fim de aprimorar a interação de compra eletrônica na Internet. Ao longo do trabalho, é feita uma revisão da literatura sobre comércio eletrônico, suas origens e aplicações, bem como modelos conceituais de estruturação de lojas virtuais na Internet. Da mesma forma são revisados os conceitos de pesquisa de mercado e aplicação do Desdobramento da Função Qualidade no planejamento de lojas virtuais e tecnologia da informação. Realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo com os clientes de uma empresa de comércio eletrônico de acessórios para a área musical, resultando no planejamento das melhorias na loja virtual atual através da aplicação do Desdobramento da Função Qualidade. A pesquisa revelou a relevância dos itens de “Segurança e Credibilidade”, seguidos de “Condições de Venda” e “Serviços aos Clientes” como mais importantes nas lojas virtuais, sendo os aspectos estéticos (design, estrutura e usabilidade) considerados menos importantes. A aplicação do QFD propiciou a priorização das características de qualidade mais importantes para a loja virtual atual, gerando um plano de melhoria das especificações a fim de contribuir para o objetivo de aumento de vendas da empresa, revelando-se uma ferramenta eficaz no auxílio do planejamento de melhorias em lojas virtuais na Internet.
Abstract This work presents the planning of improvements in e-commerce virtual stores in the Internet applying market research and Quality Function Deployment (QFD) as tools of development, based upon the conceptual framework of Ribeiro et al (2001) applying QFD to services. The use of QFD aims to deploy the main attributes that add value to the costumers into the virtual store planning improvement process, in order to assure the effectiveness during the interaction in the Internet electronic buying process. Along the paper is done a review in the literature concerning e-commerce, its origins and applications, as well as conceptual frameworks to structure virtual stores in the Internet. In the same way it is done a literature review in the concepts of market research as well as the application of QFD in e-commerce virtual stores development, and information technology. After the review, is presented a qualitative and quantitative market research held in a company of electronic commerce focused on selling musical instruments accessories, resulting in the planning of improvements in the virtual store through the application of QFD methodology. The research found the relevance of the quality items of “Security and Credibility”, followed by “Marketing Mix” and “Customer Services” as most important aspects, being aesthetics (design, structure and usability) least important. The QFD application allowed the priorization of the most important quality characteristics of the virtual store, generating an improvement plan of the specifications in order to contribute to main the objective of the company, to increase sales, being an efficient tool for the use in the planning of improvements in virtual stores.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/7850
Arquivos Descrição Formato
000558422.pdf (1.670Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.