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IEEE 802.11p : análise de desempenho de redes sem fio veiculares

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IEEE 802.11p : análise de desempenho de redes sem fio veiculares

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Título IEEE 802.11p : análise de desempenho de redes sem fio veiculares
Autor Basso, Diego Osmarin
Orientador Hoefel, Roger Pierre Fabris
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Elétrica.
Assunto Engenharia elétrica
[en] Dynamic channel estimate
[en] IEEE 802.11a
[en] IEEE 802.11p
[en] Vehicular channel models
Resumo A norma de comunicação sem fio para ambientes veiculares IEEE 802.11p foi desenvolvida baseada na norma IEEE 802.11a, projetada para ambientes indoor. Porém, como os ambientes veiculares são mais complexos e degradam mais a qualidade do sinal, a quantidade de bits por pacote que pode ser transmitida se torna muito menor para a norma IEEE 802.11p. Este projeto realiza um estudo da quantidade de bits por pacote que se consegue transmitir em ambientes veiculares, para uma dada taxa de perdas, utilizando diferentes técnicas de estimativa do canal. Primeiramente este trabalho apresenta a descrição dos transmissor e receptor utilizados pelas normas IEEE 802.11a e IEEE 802.11p. Em seguida são mostrados modelos de canais veiculares e suas peculiaridades são discutidas. Na sequência são abordadas técnicas para a estimativa dinâmica do canal, visando melhorar a qualidade da transmissão. Finalmente o simulador utilizado é descrito e os resultados gerados são discutidos.
Abstract The wireless communications for vehicular networks IEEE 802.11p standard was developed based on the indoor IEEE 802.11a standard. However, vehicular environments are more complex and affect more the transmitted signal, implying in a lower quantity of bits per packet. This work studies the quantity of bit per packet which is transmissible for a given a packet error rate and for some channel estimates schemes. First, this work describes the transmitter and the receptor used in IEEE 802.11a and IEEE 802.11p standards. Second, it presents some vehicular channel models and discusses their proprieties. Then dynamic channel estimate schemes are used to improve the transmission capacity. Finally, the simulator is described and the generated results are discussed.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78504
Arquivos Descrição Formato
000898485.pdf (1.722Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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