Repositório Digital

A- A A+

Uma proposta de sistema de frenagem regenerativa para uma máquina sem escovas de fluxo magnético axial

.

Uma proposta de sistema de frenagem regenerativa para uma máquina sem escovas de fluxo magnético axial

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma proposta de sistema de frenagem regenerativa para uma máquina sem escovas de fluxo magnético axial
Autor Wiltuschnig, Igor Pasa
Orientador Flores Filho, Aly Ferreira
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Elétrica.
Assunto Engenharia elétrica
[en] Axial flow
[en] Drive
[en] Electric motors
[en] Electric vehicles
[en] Energy efficiency
[en] Permanent magnets
[en] Regenerative braking
Resumo Este trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema de frenagem regenerativa de uma máquina Tórus de ímãs permanentes. Compreende o estudo e implementação de um sistema de potência e acionamento que tem por objetivo utilizar os dois fluxos de potência da máquina, como motor ou gerador, e a possibilidade de converter e armazenar parte da energia da energia cinética em energia elétrica durante a sua frenagem. Estudos foram realizados sobre os métodos para obtenção de uma inversão do fluxo de potência através da própria ponte inversora nas quais foi utilizado modulação por largura de pulso nos sinais do acionamento. O cunho deste estudo refere-se a obter eficiência energética do sistema e a sua aplicabilidade em veículos elétricos.
Abstract This work describes the development of a regenerative braking system of a torus machine of permanent magnets. It involves the study and implementation of a system of power and drive that aims to use both power flows from the machine, as a motor or as a generator, and storage of the electric energy converted from the kinetic energy during braking. The studies were conducted on methods to obtain a reversal of the power flow through the inverter bridge itself in which pulse width modulation signals were employed in the drive. The imprint of this study refers to obtain energy efficiency of the system and its applicability in electric vehicles.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78506
Arquivos Descrição Formato
000898520.pdf (2.168Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.